Construção civil: o que é alvenaria e acabamento?

Veja as definições para alvenaria e acabamento que são termos bastante usados no mercado da construção civil. Saiba o que é feito em cada etapa e quais os profissionais responsáveis por elas.

O mercado da construção civil tem alguns termos são bastante comuns embora desconhecido para aqueles que não estão ligados diariamente com o ramo da construção civil, nesse caso existem alguns termos como alvenaria e acabamento que representam etapas da construção de uma obra é precisa ser bem atendido por pessoas que pretendem fazer a construção de suas casas, já que esses termos são muito usados por construtores, lojas de materiais de construção e outros.

Alvenaria

A alvenaria é a etapa da construção civil destinado a criação das estruturas de uma casa ou de um prédio qualquer, diz respeito à construção dos muro de sustentação e do muro de separação o que é muito comum na divisa dos terrenos. Pode ser usado para designar também as paredes de uma casa tanto a parte estrutural como as colunas, assim como a parte de vedação que geralmente é feita com blocos ou tijolos usados para levantar as paredes.

Alvenaria é de responsabilidade do pedreiro que é um profissional preparado para esse tipo de trabalho e este utiliza bastante concreto, ferro, cimento, blocos estruturais ou vedação, entre outros tipos de materiais para criar as estruturas de uma casa ou edifício qualquer. Geralmente é uma etapa de rápida execução.

Acabamento

O acabamento como o próprio nome já sugere que é a etapa de finalização da construção de uma casa, apartamento ou imóvel qualquer. Por acabamento entende-se a colocação de pisos e azulejos da parede, pintura, colocação de gesso, assentamento de vasos sanitários, box de banheiro e uma infinidade de pequenas ações que são necessárias para fazer a conclusão da construção de uma casa. O acabamento é repleto de detalhes e para muitos ele consiste em uma das partes mais caras da construção de uma casa, mas isso depende muito do tipo de acabamento que a pessoa estiver fazendo.

Na etapa do acabamento é comum ter a presença de diversos tipos de profissionais de várias especialidades, como um marceneiro, assentador de piso, gesseiro, pintor e outros tipos de profissionais de suas especialidades. Geralmente esta etapa é mais lenta a sua execução em relação à alvenaria, isto graças aos detalhes e quantidade de pessoas que acabam se envolvendo com a obra.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade