Dica de construção: Qual a altura ideal da pia da cozinha?

Será que existe uma altura ideal ou um padrão para assentar pia da cozinha? Uma pia com 1 metro de altura fica muito alta ou esta seria uma altura bastante aceitável e confortável de usar?

Parece pouco relevante a pergunta deste artigo, mas na prática é um detalhe bastante importante e que precisa ser levado em consideração na hora de projetar a cozinha da sua casa, isto na construção ou na reforma. As razões que me levam a discutir esse assunto é a minha recente experiência com uma pia que eu considero muito alta na minha casa, a altura dela foi projetada por minha esposa que considerava a altura padrão muito baixa e segundo ela causava dores nas costas quando o seu uso era muito frequente, por isso ela optou por fazer a pia uma altura maior.

Altura padrão da pia

Pia cozinha

Eu não sei se existe necessariamente uma altura padrão, mas o pedreiro que construiu a minha casa disse que geralmente coloca a pia com 90 centímetros de altura ou valores muito próximo disso, portanto vou considerar esta altura basicamente como uma altura padrão e este era o cenário que eu tinha na casa interior que minha esposa considerava muito baixa.

Altura de 1 metro

O que nós fizemos foi colocar a pia com um metro de altura em relação ao piso embora a diferença possa ser muito pequena em termos numéricos, na prática ela se mostrou muito maior e pelo menos eu considerei que não foi uma boa decisão. Para piorar as coisas nós colocamos fogão cooktop que é embutido na própria pia e ele acaba ficando mais alto um pouco em função das grades dos queimadores, então se você tem uma panela no fogão e precisa servir a comida, fica muito alto se causa um certo desconforto.

Naturalmente que cada pessoa tem necessidades diferentes e por isso não é possível determinar a altura padrão, mas a julgar pelas experiências anteriores e pela atual, acredito que 90 centímetros é uma altura bastante razoável para uma pia de cozinha, exceto quando houver necessidade de trabalhar com valores diferentes, mas ainda assim é muito importante considerar que pequenas alterações podem ter significados maiores em termos práticos.

Possíveis alturas para a pia

Problemas de uma pia muito alta ou muito baixa

Uma pia fora do padrão, ou seja, muito alta ou muito baixa, poderá trazer problemas de postura para quem utiliza, como forçar muito os braços a ficar em uma posição de desconforto (muito alta) ou a coluna quando a pia for muito baixa. Usos esporádicos não teria talvez muitos problemas, mas imagine uma família com muitas pessoas e demandando bastante serviço de cozinha. Neste caso a(s) pessoa(s) encarregada(s) de lavar louça poderia sofrer um pouco.

Dúvidas

O que é uma ilha?

Em termos de cozinha, ilha é um conjunto formado por fogão e pia juntos, que são posicionados inclusive no meio da cozinha e não colado na parede como são os modelos tradicionais. Dai vem o seu nome ilha.

Além da altura, que outros fatores são importantes na pia?

O tamanho dela é um ponto a se observar também, já que aqueles modelos muito pequenos tendem a ser mais difícil de usar, pelo pouco espaço que ela oferece. Além disso, a posição também é importante, já que se ela estiver próxima do fogão, facilita bastante o dia de quem usa e trabalha na cozinha.

Qual o material mais indicado?

Existem diversos tipos de materiais usados na construção de pias, mas o melhor são as de pedra como o mármore ou o granito. Elas são mais resistentes e não riscam, apesar de serem um pouco mais caras, mas creio que vale a pena investir um pouco mais.

Pia de duas cubas é bom?

Sim, é ótimo. Contudo é preciso ter espaço suficiente já que este tipo de pia exige um espaço maior para a colocação e também para o uso, já que ela sugere a possibilidade de duas pessoas usarem ao mesmo tempo.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade