Torneiras para banheiro. Temporizadas, misturadores e convencionais

Conheça os vários modelos de torneiras que podem ser usadas no banheiro, como as temporizadas, convencionais ou misturadores comuns, de monobloco ou monocomando.

As torneiras de banheiros exercem um papel importante na usabilidade da pia do banheiro e dependendo do modelo poderá trazer mais benefícios ou problemas de uso. Há diversos tipos, modelos, cores e uso de materiais, bem como diferentes aplicações. Veja abaixo alguns exemplos e as principais características de cada um deles.

Torneiras convencionais

São os tipos comuns de torneiras para o uso em banheiros e possuem acionamento de abertura e fechamento manual. Podem ter formatos, tamanhos e materiais diversos. Basicamente elas se dividem em dois grupos, sendo: torneira de mesa e torneira de parede.

O primeiro tipo é mais indicado e provavelmente mais comum por não envolver a parede e sim ser fixada na pia, o que facilita muito em caso de manutenção.

Modelos e diferenças

Há vários modelos de torneiras convencionais, sendo que as principais diferenças estão relacionadas a:

Cor

Tipo de acionamento

Tipo de material

Torneiras temporizadas

Esse tipo de torneira quando acionada tem um mecanismo que aciona automaticamente após um período fechando a torneira e evitando que a água escoe por mais tempo. Ela é muito usada em banheiros públicos, como em shopping center e outros locais, mas pode ser usada no banheiro de casa. A economia de água é alta, especialmente em casas onde há crianças que as vezes abre a torneira e esquece de fechar.

Veja aqui exemplos de torneiras temporizadas

Torneiras misturadores

É um tipo de torneira que deve ser usada quando a casa tem aquecimento central de água. Com isso a torneira recebe tanto a água quente como a fria e assim permite que você regule a temperatura da água através de dois acionadores ou de um único acionador com dupla função.

Há pelo menos três modelos de misturadores:

Convencionais

Esse tipo de misturador conta com dois acionadores e normalmente eles são peças separados, portanto, ficaria uma torneira e dois misturadores, sendo um de água quente e outro de água fria. Veja aqui exemplos de misturadores convencionais.

Monocomando

Este tipo de torneira tem um único acionador, mas como função dupla, já que ele tem água quente ou fria quando aberto em lados opostos. Veja aqui exemplos de misturador monocomando.

Monobloco

Este tipo é um modelo que também conta com dois acionadores, mas em uma mesma peça, ou seja, integrado à torneira. É um modelo mais indicado que o primeiro desta lista. Veja aqui exemplos de misturador monobloco.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade