Comprar apartamento na planta e esperar a construção, vale a pena?

Será que a modalidade de imóveis que são vendidos ainda na planta é uma boa alternativa para quem está com pressa para ter seu apartamento para moradia ou para investimento?

A compra de um apartamento pode ser motivada por vários motivos, mas os dois mais comuns são moradia e investimento. Quem compra para moradia pode ter alguma pressa ou quando feito de forma planejado, pode esperar talvez um pouco. Quem compra para investimento não está muito interessado em pressa e sim em valorização. Seja qual for  o caso a compra de um apartamento na planta sempre gera algum tipo de preocupação e não é incomum nos depararmos com a pergunta de se vale ou não.

Imóveis na planta

Este tipo de venda ocorre quando uma construtora deseja vender os imóveis, sejam eles casas ou apartamentos em mesmo ter iniciado a construção. Normalmente o que eles fazem é apenas o projeto de construção e daí vem o termo imóvel na planta, pois na verdade o que você tem de fato até então é apenas a planta.

Vale a pena?

Como explicado no início do texto há diferentes motivações para uma pessoa comprar um apartamento e portanto a resposta se vale ou não a pena depende inicialmente desta motivação e da expectativa que ela irá gerar. Então diante disso, alguns fatores que devem ser analisados para chegar as possíveis respostas são:

Pressa

Qual é a pressa que você tem em receber o apartamento? Se e apressa for grande ou se houver uma data específica para isso, como casamento ou término de um contrato de aluguel e você precisar mudar naquela data, certamente não vale a pena fazer esse tipo de compra. O motivo é que atrasos podem acontecer e eles não são incomuns, portanto seria muito arriscado confiar naquelas previsões que eles fazem de quem vão entregar em tal data.

Veja um vídeo com uma reportagem relatando os problemas com a compra de apartamento na planta:

Padrão de construção

Outra coisa que pode ser complicada é o padrão de construção desses apartamentos. Uma coisa é você ver o que está comprando e usar o senso crítico para determinar se aquilo está bom, se foi feito de maneira correta, se usaram um material adequado, etc. Outra coisa é você comprar uma promessa. Geralmente nós compramos promessas o tempo topo, como por exemplo, quando você liga para uma pizzaria e pede uma pizza, neste caso eles te garantem que ela terá tantos centímetros, que terá bacon, ovo, queijo mussarela, etc. Mas há uma diferença enorme entre uma pizza e um apartamento.

Mudanças de planos

Quem nunca comprou algo um dia e pouco tempo depois precisou desfazer daquilo ou teve de assumir outra forma de assumir aquele negócio. Quando você compra um apartamento na planta é uma coisa, mas vendê-lo para um terceiro sem nem mesmo tê-lo recebido pode ser complicado também. Portanto é preciso pensar que as coisas podem mudar.

Investimento

Mas nem tudo é problema neste tipo de compra, se você pensar como uma opção de investimento, certamente é uma boa alternativa, já que os preços dos imóveis não tendem a cair e apartamento sempre tem boa demanda no mercado imobiliário. Acredito que do ponto de vista de investimento este tipo de compra é bem mais tranquilo, já quem não há tanta pressa em receber o imóvel, contanto que ele seja entregue nas condições que foi contratado.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade