Casa de fundos. Vantagens e desvantagens de morar no fundo

Seja pela privacidade ou pelo custo mais acessível, morar nos fundos é uma realidade para muitos. Quais as vantagens e desvantagens de morar em uma casa nos fundos?

A ideia de morar nos fundos não é bem vista por todos. Para alguns pode parecer sinônimo de inferioridade e não cairá bem para aqueles que gostam de ostentar o status  a todo o custo.

Mas morar em uma casa de fundos é uma realidade muito comum no Brasil, um país que enfrentou e ainda enfrenta sérios problemas de moradias. Seja no fundo da casa dos país ou em algum lugar alugado é muito comum encontrarmos esta situação.

Mas será que existe algum tipo de vantagem em morar em casa de fundos? Eu acredito que sim e baseado em minha experiência e de outras pessoas que conheço, gostaria de ressaltar algumas vantagens e desvantagens deste tipo de moradia.

Privacidade

Morar nos fundos é em muitas vezes uma boa opção para manter-se a privacidade. Embora isso não ocorra em todos os casos, mas quando o espaço for bem planejado, poderá isolar um pouco a residência da rua e ainda da residência principal, isto resultaria em boa privacidade, algo muito desejável hoje em residências.

Barulho

Ruas movimentadas são problemas, deitar na cama e continuar ouvindo o barulho da cidade que insiste em não parar não é nada agradável. Lembro-me de uma casa que morei onde a janela do quarto era na rua, você ouvia tudo, as pessoas passavam na calçada a noite conversando e parecia que estavam dentro do quarto, sem contar carros, motos, etc. Quando o terreno é grande, a residência dos fundos tem esse privilégio de isolar um pouco o barulho, isto é uma vantagem considerável.

Custo

Outra vantagem é o custo, normalmente abaixo dos valores praticados em alugueis na casa da frente. Para quem está começando a vida (jovens casais) ou para quem está em situação financeira mais desfavorável, pode ser a alternativa momentânea.

Garagem

Mas nem tudo são flores e um problema comum nesses casos é a falta de garagem para quem mora nos fundos, afinal como antigamente não se davam tanto valor assim a garagens, as poucas opções que foram construídas nas casas geralmente são destinadas à residência principal. Quando não há esta opção a alternativa é buscar espaço para o carro em estacionamentos próximos ou alugar vagas de vizinhos.

Espaço / tamanho

Outra desvantagem da casa nos fundos é que geralmente são pequenas oferecendo pouco espaço e muitas vezes pouco conforto. A vida moderna tornou-se complexa de tal forma que as casas estão cheias de eletrodomésticos e a divisão dos espaços é em muitos casos uma tarefa complicada. Uma dica válida é pensar em planejar os móveis ajustando-os assim ao espaço disponível. Guarda-roupas e armários são geralmente os vilões de espaços e sem planejados poderão aproveitar tanto horizontalmente como verticalmente as parede, sobrando mais espaços para outros móveis.

Localização

Para finalizar uma característica importante é considerar que alugar uma casa principal em uma localização mais privilegiada é caro e a uma casa no fundo torna-se mais viável financeiramente. Assim, as vezes é preferível morar nos fundos numa região próxima ao centro da cidade ou ao local de trabalho que em uma casa espaçosa e mais confortável numa localização distante e de difícil acesso.

 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade