Dicas e informações sobre casa e construção

Casas antigas: Quais os cuidados na compra de casas usadas?

Veja algumas dicas como a avaliação estrutural da casa, situação dos documentos e herdeiros, quando houver e outros detalhes para quem deseja comprar uma casa antiga para reformar.

Por um bom tempo estive procurando uma casa para comprar  e como eu havia decidido por uma certa região da cidade, tive de ver muitas casas antigas já que nesta região havia uma concentração grande deste tipo já que são bairros mais tradicionais.

A Ideia de comprar uma casa antiga me agradou por vários motivos, sendo alguns:

  • A possibilidade de reforma mantendo a estrutura atual;
  • O melhor aproveitamento do terreno, já que muitas dessas foram construídas na rua e em uma época em que não havia necessidade de observar o recuo frontal da mesma em relação à calçada. Neste caso para fins de reforma é possível manter a estrutura dela;
  • Os terrenos das casas mais antigas geralmente são maiores, no caso dos bairros que eu queria, boa parte eram de 400 m/2;
  • Entre outros.

Cuidados

Em todo esse tempo visitei muitas casas e percebi que há certos cuidados que você precisa ter quanto a esse tipo de casas. Abaixo relaciono alguns que acredito ser válidos para boa parte dos casos:

  • Tente identificar como a estrutura da casa está e qual tipo de material foi usado nela. Antigamente era comum o pessoal assentar tijolos com barro ou invés de argamassa, mas o problema pode ser mais grave quando isso ocorreu no alicerce. Isto é importante, pois dependendo do tipo de reforma que você pretenda fazer, poderá ter problemas estruturais.
  • Verifique a documentação do imóvel pois é comum casas antigas estarem em processo de inventário ou não ter a construção regulamentada. Lembro-me de uma casa que estava em inventário e segundo a corretora havia 33 pessoas na herança. Apesar de ter gostado da casa, fiquei decepcionado quando ouvi isso, pois pode ser um caso complicado para resolver com tanta gente assim.
  • Verifique se a planta da casa é boa, se é possível fazer adaptações como aumento, junção de cômodos, entre outros. Antigamente as plantas eram bem diferentes das que vemos hoje, um bom exemplo é a falta do corredor interno, já que era comum os cômodos ligarem uns aos outros apenas. Como a reforma é quase natural para quem compra esse tipo de casa, então é importante avaliar o que a casa já tem e o que precisará ser feito para entender o impacto que a reforma terá, inclusive no aspecto financeiro.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade