Dicas e informações sobre casa e construção

Como montar uma lista de casamento

Vai casar? Veja nossas dicas de como montar uma lista de casamento que inclui os convidados, os presentes, comida e bebidas e outros

O pedido foi feito e agora chegou a hora de se preocupar com os detalhes da cerimônia. Montar uma lista de casamento pode ser bem complicado, principalmente para quem gosta de pensar em cada detalhe da cerimônia, desde as flores até os presentes.

Atualmente, a melhor maneira de montar a sua listinha é usar plataformas e aplicativos online. Isso porque, com essas ferramentas é possível sincronizar todos os dados entre dispositivos eletrônicos, e, ainda, compartilhar a lista com outras pessoas.

aliança de casamento

Uma lista de casamento precisa ter tudo, desde a quantidade de convidados, até as cores que serão usadas na decoração, presentes que desejam ganhar, pratos do buffet, músicas que irão tocar e etc. Basicamente ela servirá de guia tanto para o noivo quando para os outros envolvidos.

Para te ajudar a confeccionar esse “manual” de realização da cerimônia, nós separamos diversas informações e itens que não podem faltar na sua lista. Eles irão te auxiliar a organizar o evento de maneira mais eficaz, e, de quebra tornar tudo mais divertido.

Itens que não podem faltar na sua lista de casamento

lista de convidados para casamento

Na hora de criar a sua lista de casamento, alguns itens são indispensáveis. Isso porque, são eles que irão dar todo o tom do evento, logo, é preciso pensar com cuidado em cada um.

  • Convidados: Além da quantidade, estipule exatamente quem serão os convidados. Lembre-se sempre de contar os familiares da pessoa convidada, para evitar surpresas na hora da festa.
  • Presentes: Esse é um dos itens preferidos na hora de fazer uma lista de casamento. O ideal é que você escolha os presentes junto com o parceiro, para verificar o que vocês realmente precisam. Além disso, lembre-se de verificar em qual loja você deixará essa lista.
  • Comidas e bebidas: Se você for contratar uma empresa de buffet ela mesma irá calcular a quantidade de comida e bebida com base na lista de convidados. Agora, se você for pedir tudo separadamente, o ideal é usar sites de cálculo para não correr o risco de faltar alguma coisa na hora do evento.

Esses três itens são essenciais na hora de elaborar uma lista de casamento. Claro que é preciso pensar em outras coisas, como decoração, vestido, músicas etc. Mas esses três precisam encabeçar a sua listinha

Aplicativos para te ajudar a criar uma lista de casamento

Lembra que o ideal é usar recursos online para criar a sua lista de casamento? Então, atualmente existem vários aplicativos e sites que oferecem esse tipo de serviço, mas existem alguns que nós recomendamos.

Diário do Casamento

Disponível de forma gratuita na Apple Store, o aplicativo possui uma série de funções que com certeza irão facilitar a sua vida na hora de organizar todo o evento.

Com ele é possível escolher e catalogar desde os fornecedores da sua cerimônia, até fazer a entrega de convites de forma online, evitando todo o trabalho de levar um a um cada convite.

Marieé

Também é um app disponível de forma gratuita para iOS. Com ele você pode gerenciais todas as questões do seu casamento, desde a escolha de convidados, até o tipo de buffet e as músicas que você deseja que toquem durante a festa.

Wedding Plandroid

Funciona de maneira parecida com o anterior, mas, além de possibilitar a criação de listas, ele também permite que o usuário crie uma agenda com os telefones de todos os fornecedores, facilitando, assim, o contato com eles.

Casamentos.com.br

Esse aplicativo tem 1001 utilidades. Além de permitir que você crie uma lista de casamento com convidados e presentes, o aplicativo também permite que a noiva escolha o vestido diretamente nele, sem a necessidade de ficar pesquisando em milhares de sites do gênero. Isso sem contar nas dicas para preparativos que ele dá.

Perguntas e respostas

Com quanto tempo de antecedência devo preparar a lista de casamento?

O quanto antes melhor. Lembre-se que um casamento demanda de muito tempo e dinheiro, logo, quanto antes você começar a se planejar melhor. Comece pensando nos itens mais complicados, como, por exemplo o local onde será a cerimonia.

Existem lugares que precisam ser reservados até com anos de antecedência para que os noivos consigam seja realizada, por isso comece por esse tipo de item.

Eu preciso colocar tudo na lista de casamento?

Sim, quanto mais detalhes você incluir nessa listinha, menos ricos de algo dar errado você irá correr. Coloque tudo, desde as cores da decoração até a quantidade e tipo de flores que você deseja tanto para a igreja, quanto para a festa e os arranjos de mesa.

Para facilitar a criação da lista de casamento, conte sempre coma ajuda do seu parceiro. Além dele, talvez seja uma boa ideia pedir auxílio das madrinhas, padrinhos e até do sogro e da sogra. Mas cuidado para não deixar que muita gente mexa nos itens da lista e acabe tornando tudo uma grande desorganização.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade