Cozinha com fogão a lenha é útil. Vale a pena fazer?

Veja a análise do uso de fogão a lenha em casa, suas características principais, vantagens e praticidade deste recurso em uma casa. Leia o artigo.

O fogão a lenha saiu da fazenda e tem conquistado cada vez mais espaço nas casas. Ele é uma opção gostosa, rústica e agradável para quem gosta de cozinhar com um estilo mais caseiro. Mas será que vale a pena investir neste tipo de fogão hoje em dia? Listamos algumas dicas que vão te ajudar a decidir se ele é útil para você.

Espaço

Ter um fogão a lenha demanda espaço. Se a sua cozinha é grande e comporta um desses vale a pena o investimento, caso contrário, você vai ficar insatisfeito com o espaço apertado na casa.

Praticidade

Sem dúvidas que cozinhar no fogão a lenha deixa a comida muito mais saborosa, porém não é tão simples como os modelos a gás. Além de demorar mais no preparo dos alimentos, o resultado vai depender muito do cozinheiro que estará à frente do fogão e de sua paciência em cozinhar neste modelo.

Modelos

Por ter caído no gosto da decoração, os fogões a lenha podem ser encontrados no mercado formatos semiprontos, que facilitam na hora da instalação, e também podem receber diversos tipos de revestimentos, como, por exemplo, cerâmica, ladrilho hidráulico, pintura, tijolo, etc. A escolha do revestimento certo vai depender da decoração da sua casa e claro, do gosto dos moradores.

Fumaça

Por depender de lenha natural, o fogão a lenha espalha muita fumaça na cozinha. Se a sua cozinha for estilo americana, o cheiro pode se espalhar para a casa a toda. Neste caso, a dica é optar por uma boa coifa para absorver a fumaça e evitar situações desagradáveis e o cheiro de fumaça por toda a casa.

Lenha

Não adianta investir em um fogão a lenha se você não investir em uma boa lenha. Ela vai fazer toda a diferença na hora do preparo dos alimentos. Um modelo de baixa qualidade, por exemplo, pode não pegar chama e não esquentar o suficiente para cozinhar a refeição. Segundo uma estimativa no site da Veja Sp, um fogão a lenha consome cerca de 10 quilos de lenha para preparar uma refeição.

Investimento

Um fogão a lenha simples e vendido pronto em lojas especializadas pode custar em média R$ 700,00. Já os modelos fabricados sob medida podem custar até R$ 8.000,00 dependendo do tamanho e do revestimento escolhido.

Área de lazer

Além de ter fogão a lenha da cozinha, outra opção é investir no equipamento na área de lazer da casa ou apartamento, ou seja, no quintal, espaço gourmet ou até mesmo na sacada. Basta verificar com uma empresa especializada o que é necessário para a instalação.

Se você gosta da ideia de um fogão a lenha em casa e quer resgatar momentos de alegria com a família enquanto comem uma comida com gosto de interior, é uma boa pedida. Mas você deve estar preparado para investir em um equipamento de qualidade e também para a sua manutenção, por exemplo, adquirindo lenhas de qualidade e tendo paciência e dedicação em preparar as refeições. Se você tem esse desejo e inspiração, vale a pena fazer.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade