Dicas e informações sobre casa e construção

Cozinha organizada. Dicas de organização e manutenção

Veja nossas várias dicas de como manter uma cozinha organizada. Quais os passos e tarefas mais importantes na organização e manutenção de uma casa? Confira.

Hoje vamos falar um pouco deste tema tão cobiçado pelas mulheres e até mesmo muitas vezes pelos homens, que gostam de manter uma cozinha organizada e gosta de eles (as) mesmos colocarem a mão na massa na hora de fazer as manutenções desta parte considerada a mais importante na casa.

Se a gente for parar para falar da organização da sua cozinha, vamos ficar o dia todo lendo arquivos e fazendo uma lista enormemente enorme de uma sequência infinita de por onde começar a organização. Foi pensando nisso que eu então decidi fazer uma listagem com o que mais ajuda as pessoas a manter a cozinha organizada, esta lista já vem em uma ordem de ‘’necessidade’’. Vamos La:

  • Para uma organização começar, temos que iniciar pelas louças sujas. Seria interessante sempre que possível manter as louças limpinhas, o que já ajuda a dar um ar mais arrumadinho nesta parte da sua casa.
  • Outro passo importante é sempre cuidar com o piso da sua cozinha. Sempre cuidar com respingos e coisas derramadas no chão da cozinha, pois isso deixa um aspecto muito ruim no ambiente. Então é sempre bom ter um paninho úmido sempre á pronta para fazer uma limpeza rápida no chão.
  • Já entrando no assunto da limpeza, vou aproveitar e falar da limpeza nos armários e mesas de jantar. Também é muito importante o cuidado com a limpeza de portas e interiores de armários, então sempre que possível será muito útil a limpeza nestes moveis tão importantes da sua casa. Também é sempre bom deixar um pano úmido reservado para a limpeza de mesas ou bancado. Também vai ajudar muito na organização.
  • Não deixar louça no escorredor. Este item eu vejo com uma importância media, pelo fato de nem sempre trazer um aspecto feio ou de falta de organização da sua cozinha, porem eu acho uma dica muito legal, manter as loucas sempre guardadas nos seus devidos lugares.
  • Uma dica muito legal, que eu mesma acolhi para mim e fiz na minha cozinha, foi a ideia de colocar divisórias nas gavetas onde se guardam pratos, copos ou talheres. Deixa um ar tão organizado quando se está dentro da cozinha e ajuda muito a facilitar a parte da organização também. Aposto que muitas pessoas já foram em casas de pessoas que quando iam pegar as coisas nos armários e gavetas se perdia todo, então pense por este lado, sua casa sempre estará arrumada.
  • Outra dica que eu também tenho na minha casa, são os locais de guardar tempero. Fazer um pequeno armário, ou até mesmo introduzir uma divisória na parte do armário da pia da cozinha, é uma ótima ideia para manter a organização dos seus temperos mais usados. Essa dica também vai facilitar muito sua vida quando for cozinhar em casa, não vai mais precisar deixar a panela queimando para ir atrás de temperos nos armários.
  • Outra dica que me ajudou muito então vou passar para vocês, seria ter um prego ou algo do gênero pendurado na sua parede da cozinha para deixar sua tabua de cortar carne e legumes sempre por perto e sempre em um ambiente que contenha ar puro e que circule vento. Porque este utensílio se guardado em armários ocorre o perigo de haver um bolor e isso pode prejudicar sua saúde e de sua família. Fora isso deixa um aspecto impecável (essa dica também pode servir para os talheres de madeira, pelo mesmo motivo citado a cima).

Para a organização dar certo, sente e converse com os membros de sua família e peça ajuda para que a limpeza sempre seja feita por todos eles, isso vai lhe ajudar muito!

Outro tópico que vamos fazer seria a manutenção da sua cozinha. Neste tema não vou entrar tão afundo, então não serão dicas de como fazer a manutenção, e sim de onde a manutenção deve ocorrer e de quanto em quanto tempo terá que ser feito.

  • Uma manutenção muito importante seria a da elétrica da sua casa. Isso inclui tomadas e lâmpadas, porque além de deixar sua cozinha com um aspecto mais bonito, sua família com certeza ficara mais segura, sem fios à solta ou tomadas e lâmpadas caindo. Esta manutenção deve ser feita pelo menos 1 vez a cada 6 ou 8 meses.
  • Outra manutenção que deve ser feita, seria a de portas e gavetas dos seus armários. O que vai garantir também a segurança da família e aspecto melhor. Isso inclui olhar e rever fechaduras, dobradiças e puxadores. Esta manutenção deve ocorrer 1 vez ao ano.
  • Também deve se cuidar com a manutenção de pisos ou lajotas, pois se elas estiverem quebradas ou faltando alguma parte e estiver pontiaguda, poderá ocorrer acidente com você e sua família, como cortes ou batidas. Esta manutenção pode ocorrer a cada 2 anos.

De manutenção seria somente isso mesmo. E sempre tomar cuidado com a manutenção é muito importante, então sempre que forem mexer com tomadas, fios ou lâmpadas desligue a rede elétrica.

Espero ter ajudado!! Até a próxima.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade