Dicas e informações sobre casa e construção

Dá para ter negócios ou empresa em casa e executar serviço em casa

Será que é possível ter uma empresa instalada em uma residência? Dá para conciliar negócios e moradia em um mesmo endereço sem prejuízos para nenhuma das partes? Veja a análise.

O trabalho em casa é mais comum do que se imagina, embora hoje ele soe como uma tendência mundial e que começa a dar sinais no Brasil, contudo, por aqui ele já existe há muito tempo, mas talvez não tenha chamado a atenção da grande mídia. Uma dessas vertentes do trabalho em casa são as empresas domésticas, podemos assim dizer ou ainda os chamados home Office, uma tradução mais moderna e sofisticada do trabalho em casa.

Negócios em casa

Uma pergunta que muitos podem fazer é: dá para ter uma empresa e realizar negócios em casa? Bem, a resposta a esta pergunta pode variar bastante e cada caso é um caso, mas abaixo estão as diretrizes bases para sobre a possibilidade de ter ou não uma empresa instalada em casa. Análise da questão sob os pontos de vista legal, operacional e comercial.

empresa em casa negócios em casa

Ponto de vista legal

Do ponto de vista legal é possível afirmar que sim, ou seja, é possível ter uma empresa em casa, desde que a casa possa ser usada para fins comerciais. Quando você abre uma empresa é necessário fornecer o endereço em que a empresa será instalada e muitas pessoas fornecem o seu endereço residencial ficando assim uma residência mista com moradia e empresa.

Contudo, algumas atividades comerciais, industriais ou serviços não podem ser executados desta forma, vale lembrar que a prefeitura deverá emitir um alvará de funcionamento para a empresa e este alvará dependerá inclusive a vistoria dos bombeiros. Então uma empresa que manipula produtos químicos por exemplo, penso que dificilmente seria aprovada para seu funcionamento junto a uma residência, entre outros exemplos. Atividades comerciais e escritórios, por exemplo, prestação de serviços e pequenas indústrias geralmente não encontram dificuldades em estabelecer-se em casa.

Ponto de vista operacional

Outra questão a ser analisada é se é viável operacionalmente a execução daquele serviço em casa, isto é, dá para conciliar as duas coisas sem haver grande parda para nenhum dos lados? Trabalhar em casa é uma ótima alternativa, mas muitos profissionais encontram dificuldades na hora de conciliar as duas coisas em casa. Filhos que acham que o pai ou a mãe está o tempo todo disponível para eles, pode ser um problema a ser administrado, bem como os horários de executar serviços domésticos e as atividades do negócio em si.

Algumas dicas neste caso são:

  • Estabeleça um horário de trabalho como se você tivesse em uma empresa externa
  • Eduque seus filhos e outras pessoas da casa a respeitar esses horários (mas não leve isso ao extremo)
  • Se for uma atividade de não envolva atendimento a cliente e que você não tenha contato físico com outras pessoas, poderá trabalhar de chinelo, bermuda, entre outros, mas caso contrário vista-se e porte-se como se estive em uma empresa externa
  • Tente separar fisicamente a casa do escritório o máximo possível
  • Mantenha o ambiente de trabalho organizado na mesma proporção que a moradia

Ponto de vista comercial

Se o negócio que você deseja ter em casa envolva vendas ou prestação de serviços é importante analisar se a localização e o ambiente em si proporcionam vantagens do ponto de vista comercial. Analise estacionamento, se o bairro é compatível com o tipo de atividade comercial que deseja ter, se a casa é apresentável ou organizada o bastante para deixar os clientes confortáveis ali, entre outras coisas.

Uma resposta para “Dá para ter negócios ou empresa em casa e executar serviço em casa”

  1. fracisco pinheiro junior disse:

    GOSTEI DAS EXPLICAÇÕES SOBRE COMO CONCILIAR OS OBRIGAÇÕES DA EMPRESA COM OS DEVERES DO LAR

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade