Diferença entre casa e lar, house e home em inglês

Veja as diferenças entre as expressões casa e lar, muitas vezes usadas para indicar moradia, mas quem tem sentidos diferentes, assim como as expressões house e home no idioma inglês.

Há um ditado que diz que casa é uma construção de tijolos e lar é uma construção de valores, mas frequentemente os termos parecem se juntar em meio ao jogo de palavras do dia a dia. No idioma inglês, por exemplo há duas palavras com praticamente o mesmo sentido que no português, que são house e home. House é usado no sentido de casa que conhecemos aqui e home tem o sentido de lar.

Casa

Construção civil custo metro quadrado

Casa é um nome genérico de todas as construções destinadas a habitação, assim conceitua-se no dicionário Pliberam. Com o advento da modernidade o termo tem se tornado mais amplo ainda, visto que as moradias têm assumido diversos tipos, formas e contextos diferentes. Temos hoje as casas térreas, casas duplas ou sobrados, apartamentos, kitnets, barracos nos casos de favelas, por exemplo, casa na árvore e por ai vai. Tem agora até casas sendo construídas em containers de navios que não são mais usados. Então a definição de casa não está ligada ao formato dela e sim ao conceito de moradia. Se pegarmos também outros exemplos poderíamos chegar aos índios que constroem tendas ou os povos primitivos que moravam em cavernas.

Lar

família lar moradia

Como bem colocado no início, o termo lar tem a ver com a vida em família e o relacionamento entre os membros dessa. Quando uma família passa por crises e dificuldades as vezes usa-se a expressão: lar dividido ou lar destruído, mostrando que é um problema relacional e não de paredes e muros.

House e home

Para quem estuda o idioma inglês sabe que essas duas palavras são traduzidas para o nosso idioma como casa, mas que assumem sentidos diferentes. House tem o mesmo sentido que casa no português e home tem sentido de lar ou de moradia.

Construção de casas e lares

Para construir casas, contratam-se arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores, carpinteiros e outros profissionais da construção civil. Compram-se materiais de construção e executa-se a obra como planejado. Geralmente a construção de uma casa tem início, meio e fim, assim como ocorre em outros projetos.

Já a construção de lares é bem mais complexa, pois ela tem início apenas e não para nunca, ou seja, sua construção é contínua e ao invés dos profissionais e materiais acima descritos, é necessário outros elementos cuja base deve ser Deus e os atributos que ele nos dá gratuitamente que são: sua graça, amor, respeito, compreensão, entre outros.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade