Fogão de lenha. Para que serve, vantagens e desvantagens

O que é o fogão a lenha e para que serve, bem como as vantagens e desvantagens de ter em casa este tipo de fogão para preparo dos alimentos.

No meu tempo de criança e adolescência era acostumado a ver senhores e senhoras passar pela rua para cima e para baixo com feixes de lenha em rodilha na cabeça ou nas costas. Vinham de áreas do sertão próximo, rico dessa matéria. Nesta época, na região, a lenha ainda era o principal recurso natural para a produção do fogo de cozinhar entre as famílias mais pobres. Os fogões eram feitos de barro, até a altura da base da cintura, tinham um tacho de metal com um círculo no meio por onde passavam as labaredas que iam lamber o fundo das panelas. Os feixes eram colocados próximos aos fogões, e estes ficavam geralmente dispostos em área externa da casa, com uma chaminé ao ar livre.

Rústicos versus moderno

Com o tempo os rústicos fogões foram perdendo espaço para os a gás de cozinha. E logo as casas foram aos poucos deixando o velho fogão de barro pelos de metais produzidos pela indústria e comercializados à distância na cidade grande. Até mesmo as panelas de barro foram sendo substituídas pelas tradicionais de alumínio, tudo não só por acompanhar a evolução e a estética, mas para que os alimentos chegassem mais rapidamente à mesa.

Hoje o fogão a lenha industrial tem seu lugar certo em restaurantes, churrascarias, pizzarias etc. Nas residências, a arquitetura dedicou-lhe um lugar gourmet diferenciado e, ao lado dos fogões convencionais sobra-lhe o inconveniente de ocupar um espaço razoável e um custo bem mais elevado de implementação.

Vantagens

Entre as vantagens de se ter um fogão a lenha na cozinha é o tão propalado sabor que ele produz nos alimentos, devido ao tempo de cozimento que naturalmente é mais longo que os a gás. Além disso, em épocas mais frias, é comum as famílias ficarem reunidas na cozinha, após o jantar, até horas mais tarde para tirar proveito do aquecimento que esse fogão produz no ambiente.

Diferente dos que possuem botões, quanto mais lenha mais fogo. Isto sem falar na beleza de decoração pois, apesar da grande variedade e padrões existentes no mercado, o fogão a lenha projetado em qualquer cozinha ou espaço gourmet atrai para dentro da casa um moderno estilo de fazenda com costumes das cidades do interior.

Desvantagens

Já entre as desvantagens que há no fogão a lenha hoje, pode-se comentar sobre o preço da lenha na cidade que não é tão barato assim. É o contrário de quem mora no campo, por exemplo, onde a lenha é adquirida no próprio campo sem custo algum. Outro desconforto é que, independente se o fogão é de alvenaria, de metal, de ferro fundido, de concreto etc., em épocas mais quentes o espaço fica um pouco cômodo.

Contudo, no geral, os fogões a lenha conseguem ter muito mais vantagens do que desvantagens hoje em dia, por satisfazer bastante àqueles que se decidiram por adotar um deles, principalmente no que diz respeito ao sabor novo na comida que surpreendeu muita gente, e a adequar o estilo moderno ao típico modelo da fazenda.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade