Dicas e informações sobre casa e construção

Quem casa, quer casa. O que isso significa?

O que significa o jargão usado por muitas pessoas: quem casa, quer casa? Ele é uma expressão pejorativa? Quando é usada normalmente e em qual contexto a expressão é mais empregada.

Este é um velho ditado usado por muita gente para dar uma indireta em pessoas que moram ou pretendem morar com os pais mesmo depois de casados. O grande déficit habitacional que o pais viveu e de certa forma ainda vive e as dificuldades financeiras das pessoas em adquirir a casa própria fez com que muitos jovens casais fossem morar na casa dos pais após o casamento. Esta situação não agrada a muitos, pois pode haver falta de liberdade, privacidade e porque não dizer as indesejáveis interferências na vida conjugal por pais, sogro, sogra, etc.

Quem casa, quer casa tornou-se então um jargão que muitos usam para dizer a essas pessoas que estão ou pretendem viver nesta situação de dependência de que uma vez que decidiram casar é necessário ter sua própria casa, seja própria ou alugada. Não chega a ser uma expressão pejorativa, mas costumeiramente ela é empregada em um tom de brincadeira com um fundo de seriedade.

Financiamento e melhora econômica

A melhora econômica do país e consequentemente dos brasileiros e as atuais políticas públicas para financiamento habitacional tende a melhorar a situação de pessoas que vão se casar e precisam de uma casa. Hoje financiar um imóvel é muito mais fácil e barato do que no passado, sem contar que as pessoas estão estudando mais e conseguindo melhores postos de trabalho, o que ajuda na aquisição da casa própria e assim ficarem livre de ouvir a tão temida frase: quem casa, quer casa.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade