Dicas e informações sobre casa e
construção

Como avaliar uma casa ou apartamento para compra ou venda?

Veja alguns pontos importantes para avaliar na compra e venda de um imóvel como o valor dele, a localização, as condições estruturais da casa ou apartamento, entre outras análises. Será que a modalidade de imóveis que são vendidos ainda na planta é uma boa alternativa para quem está com pressa para ter seu apartamento para moradia ou para investimento?

Comprar uma casa ou apartamento pode ser tão complicado com vender, muitos podem ter a ideia de que se uma pessoa tem o dinheiro na mão é fácil comprar, mas isto não é necessariamente verdade, pois a dificuldades tanto na compra como na venda. O item mais importante é saber avaliar ou melhor quais os pontos devem ser avaliados. Naturalmente que os critérios variam de caso para caso e de pessoas para pessoas, mas de maneira geral podemos citar os seguintes itens a serem avaliados.

Valor

O valor é certamente o primeiro item a ser a ser avaliado. Muitas vezes a análise deste item leva em conta apenas a nossa capacidade de pagamento ou a disposição de subtrair um financiamento para arcar com o pagamento daquele imóvel.

Mas além deste fator é importante avaliar se o imóvel vale o que estão pedindo e nem sempre é fácil fazer isto, especialmente por pessoas que não tem experiência com compra e venda de imóveis.

Para ajudar a determinar o valor de uma casa ou apartamento, uma boa estratégia é comparar com valores de outras casas e apartamentos na mesma região e com características parecidas para encontrar um parâmetro mais confiável para determinar o valor da venda ou da compra.

Mesmo assim é importante ficar atento a um detalhe: normalmente as pessoas pedem mais do que realmente estão disposta a vender, é um hábito muito ruim dos brasileiros. Então, sempre considere um valor um pouco mais baixo do que o anunciado.

Localização

A localização é tida por muitos como o fator mais importante na avaliação de um imóvel e isto faz bastante sentido, afinal se o lugar é bom o investimento vale a pena, mesmo que o imóvel necessite de reformas e melhorias.

O que é uma boa localização para uma pessoa, pode não ser para outra, assim, é importante considerar quais são as suas necessidades em termos de moradia para então determinar em qual localização deve ser concentrado seus esforços.

Estrutura

A estrutura de uma casa é outro fator importante para ser avaliado. Quando pensamos em reformar uma casa ou apartamento, geralmente consideramos que estruturalmente ele está bom, mas casas com paredes comprometidas, rachaduras e infiltrações severas são problemas maiores e merecem maior atenção.

A questão da estrutura é mais complicada para casas do que apartamentos, mas ainda assim deve ser bem avaliado também. Em casas, você pode demolir paredes, fazer construções adicionais, entre outros. Em apartamento nada disso é possível.

Condomínio

Apartamentos têm taxas de condomínio e ela deve ser considerada pois é um valor constante, como se fosse um aluguel. Quando o valor é muito alto é importante analisar se você está disposto a bancar esse valor constantemente. Casas em condomínios também têm taxas de condomínio.

A discussão sobre casas em bairro aberto e em condomínio sempre tem o fator taxa condominial como um obstáculo para alguns, enquanto que outros absorvem bem a ideia de pagar a taxa em troca da segurança e outros benefícios que este tipo de moradia oferece, pelo menos em teoria.

Terreno

Para quem está vendendo ou comprando a avaliação do terreno é outro ponto importante. Qual o tamanho dele, se há desnível e como ele é, a localização do terreno em relação ao quarteirão, ou seja, se ele é próximo ou não da esquina, entre outros.

A avaliação do terreno é também um pouco subjetiva e por isso deve ser levado em conta as necessidades e interesses de cada pessoa. Mas sempre deve ficar atento ao desnível do mesmo, pois é um item que pode dificultar e encarecer a construção, tamanho e como já escrevi acima, até a posição dele dentro do quarteirão.

Documentação

A documentação do imóvel precisa estar em dia, isto cabe ao vendedor avaliar antes da colocar a casa ou o apartamento a venda. Ao comprador cabe certificar que isto é verdade através da emissão de matrícula atualizada do imóvel no cartório, consulta na prefeitura e a emissão de certidão negativa junto a Receita Federal, INSS e justiça, especialmente a trabalhista.

Outros

Mas como disse no início, há outros fatores que podem ser avaliados, tudo dependerá dos propósitos de vendedores e compradores.

Pelo alto valor que uma casa ou apartamento tem, é sem dúvida nenhuma necessária uma avaliação muito criteriosa para ter certeza que se está comprando o imóvel certo.

Comprar apartamento na planta e esperar a construção, vale a pena?

A compra de um apartamento pode ser motivada por vários motivos, mas os dois mais comuns são moradia e investimento. Quem compra para moradia pode ter alguma pressa ou quando feito de forma planejado, pode esperar talvez um pouco. Quem compra para investimento não está muito interessado em pressa e sim em valorização. Seja qual for  o caso a compra de um apartamento na planta sempre gera algum tipo de preocupação e não é incomum nos depararmos com a pergunta de se vale ou não.

Imóveis na planta

Este tipo de venda ocorre quando uma construtora deseja vender os imóveis, sejam eles casas ou apartamentos em mesmo ter iniciado a construção. Normalmente o que eles fazem é apenas o projeto de construção e daí vem o termo imóvel na planta, pois na verdade o que você tem de fato até então é apenas a planta.

Vale a pena?

Como explicado no início do texto há diferentes motivações para uma pessoa comprar um apartamento e portanto a resposta se vale ou não a pena depende inicialmente desta motivação e da expectativa que ela irá gerar. Então diante disso, alguns fatores que devem ser analisados para chegar as possíveis respostas são:

Pressa

Qual é a pressa que você tem em receber o apartamento? Se e apressa for grande ou se houver uma data específica para isso, como casamento ou término de um contrato de aluguel e você precisar mudar naquela data, certamente não vale a pena fazer esse tipo de compra. O motivo é que atrasos podem acontecer e eles não são incomuns, portanto seria muito arriscado confiar naquelas previsões que eles fazem de quem vão entregar em tal data.

Veja um vídeo com uma reportagem relatando os problemas com a compra de apartamento na planta:

Padrão de construção

Outra coisa que pode ser complicada é o padrão de construção desses apartamentos. Uma coisa é você ver o que está comprando e usar o senso crítico para determinar se aquilo está bom, se foi feito de maneira correta, se usaram um material adequado, etc. Outra coisa é você comprar uma promessa. Geralmente nós compramos promessas o tempo topo, como por exemplo, quando você liga para uma pizzaria e pede uma pizza, neste caso eles te garantem que ela terá tantos centímetros, que terá bacon, ovo, queijo mussarela, etc. Mas há uma diferença enorme entre uma pizza e um apartamento.

É verdade que as construtoras criam o chamado apartamento decorado para que a pessoa entenda e veja como vai ficar o ap pronto, mas aquele é um modelo e não o imóvel propriamente dito.

Há casos em que as paredes ficam tortas e dificultam a colocação de móveis planejados ou piso laminado, por exemplo, infiltração, entre outros. Em um apartamento decorado não é possível saber o nível de ruido que virão de outros imóveis acima, abaixo e do lado, bem como outros tantos itens que só é possível ter uma ideia melhor no próprio imóvel.

Mudanças de planos

Quem nunca comprou algo um dia e pouco tempo depois precisou desfazer daquilo ou teve de assumir outra forma de assumir aquele negócio. Quando você compra um apartamento na planta é uma coisa, mas vendê-lo para um terceiro sem nem mesmo tê-lo recebido pode ser complicado também. Portanto é preciso pensar que as coisas podem mudar.

Investimento

Mas nem tudo é problema neste tipo de compra, se você pensar como uma opção de investimento, certamente é uma boa alternativa, já que os preços dos imóveis não tendem a cair e apartamento sempre tem boa demanda no mercado imobiliário. Acredito que do ponto de vista de investimento este tipo de compra é bem mais tranquilo, já quem não há tanta pressa em receber o imóvel, contanto que ele seja entregue nas condições que foi contratado.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.