Dicas e informações sobre casa e construção

A frente de uma casa precisa ser murada ou pode ficar sem muro?

A parte da frente de uma casa pode ficar aberta em relação à rua ou precisa ser obrigatoriamente murada? Existe padrão da prefeitura ou decisão de fazer muro não exclusivamente do proprietário?

Muitos são os detalhes relacionados ao projeto de uma casa e de como esta deve ser feita levando em consideração não só o aspecto do prédio da construção em si, mas também com o entorno dele e o relacionamento que o imóvel terá com a via pública ou na rua. Uma pergunta comum e que pode ser feita nesse caso é relacionado à frente da casa. É necessário fazer um muro ou à frente de uma casa pode ficar aberta?

Prefeitura

Claro que para responder adequadamente a essa pergunta outras teriam de ser feitas, sendo a primeira delas se a prefeitura da sua cidade estabelece algum tipo de padrão para o bairro onde você mora ou pretende construir. Normalmente o plano diretor de uma cidade estabelece diversas diretrizes relacionadas à organização e a outros fatores de como uma pessoa pode projetar e construir uma casa em toda cidade ou em regiões específicas da cidade. Portanto, sem uma leitura do plano diretor ou uma posição oficial da prefeitura não é possível dizer com certeza.

Sua posição

Mas quando não houver nenhuma norma estabelecendo, então fica a seu critério fazer um muro ou não. Normalmente nos chamados bairros abertos é muito comum as pessoas fazerem um muro não só na frente como eu volta de todo terreno visando segurança e privacidade. Em bairros mais residenciais e com menor incidência de problemas relacionados a segurança é comum encontrarmos casas que tem a frente aberta. O mesmo acontece em algumas cidades onde a cultura das pessoas tende ajudam a fazer esse tipo de construção, mas isso pode variar muito de cidade para cidade e de bairro para bairro dentro de uma mesma localidade.

Condomínios fechados

Uma exceção pode ser o caso dos condomínios fechados onde em alguns casos são estabelecidos alguns padrões para as construções dentro daquele condomínio. No condomínio onde eu moro, por exemplo, a frente da casa não pode ser murada, nesse caso a frente precisa ser aberta e, além disso, toda a área frontal da casa deve ser gramado respeitando o limite de cinco metros em relação à calçada e ainda manter a calçada dentro de um padrão que envolve parte de concreto e outra parte grama.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade