Condomínio de casas e melhor que de apartamentos?

Será que é melhor morar em um condomínio de casas ao invés de um condomínio de apartamentos? Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Eu já morei em um condomínio de apartamentos e atualmente moro em um de casas e embora existam muitas similaridades no modelo de moradia, é possível identificar também algumas diferenças que podem constituir vantagens e desvantagens de cada modelo.

Condomínio de apartamentos

Neste modelo existe normalmente uma concentração de pessoas maior o que tende a uma certa aglomeração. Isto poderá trazer desvantagens em alguns aspectos como maior demanda por espaço público, geração de filas de entrada ou saída em horários de pico e em alguns casos poderá ocorrer maior incidência de barulho.

Mas por outro lado o valor do condomínio pode ser menor já que existem mais pessoas para compartilhar os custos.

Condomínio de casas

A grande vantagem deste modelo é a existência de mais espaço e liberdade, uma vez que a sua casa não está associada a casa do vizinho. Outra característica mais marcante deste modelo é o fato de permitir que você faça a sua construção seguindo um projeto personalizado. No caso do apartamento existe um modelo padrão que não pode ser alterado na maioria dos casos.

Mas existem diversos fatores que podem diferenciar um modelo do outro. Por exemplo:

Qual é melhor?

Como eu já morei nos dois tipos de condomínio posso afirmar que baseado na minha experiência o condomínio de casas é melhor, salvo algumas situações.

É claro que não podemos esquecer de considerar o perfil de cada morador, as necessidades e expectativas que cada um tem em termos de moradia. É preciso levar em conta também o perfil do próprio condomínio, mas analisando de maneira geral, acredito que exista mais vantagens morar em condomínio de casas do que apartamentos.

Perfil das cidades

Nas grandes cidades parece haver uma tendência maior para o uso de apartamentos. Talvez isto esteja associado com a falta de espaço para construção que é mais comum nos grandes centros. Nas cidades do interior é mais comum encontrarmos uma grande quantidade de condomínios de casas ou horizontais.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade