Condomínios fechados é a volta das cidades fortificadas e muradas?

Qual a relação entre os condomínios fechados de hoje e as cidades antigas que eram muradas e fortificadas, como era o caso de Tróia, Jericó e tantas outras cidades da antiguidade?

Antigamente as cidades eram fortificadas e havia o hábito de construir muros em volta das cidades. A história comprova isso de diversas maneiras. Quem viu o filme Tróia, por exemplo tem uma noção de como eram as cidades. Outro exemplo é a Bíblia que cita inúmeras cidades com essas características como podemos ver nas duas citações abaixo:

Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes. [Deuteronômio 1.28]

Todas essas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; além de outras muitas cidades sem muros. [Deuteronômio 3.5]

Versão Almeida Revista e Corrigida, SBB.

As cidades eram muradas e fortificadas visando a segurança de seus moradores, pois era muito comum naquela época as invasões de povos inimigos e as guerras eram quase um estilo de vida. Com isso quando mais altos fossem os muros e mais forte ele fosse, mais seguro seria a cidade.

Muralha da China

Muralha da China, um dos mais impressionantes feito pelo homem. 

Condomínios fechados

Atualmente no Brasil a quantidade de condomínios fechados já é grande e não dá sinais de quem irá parar de crescer. Os motivos que tem levado mais e mais pessoas a adotar este tipo de moradia são os mesmos que levaram os povos antigos a construir muros em suas cidades, ou seja, a segurança.

Desta forma é possível concluir que os condomínios fechados são de certa forma a volta do conceito de cidades fortificadas, resguardando as devidas proporções. Chega a ser irônico pensar nisso, pois dá a impressão que estamos regredindo ou sendo obrigados a regredir e adotar uma arquitetura, se é que posso chamar assim, que até então era vista como ultrapassada, esquisita e trabalhosa.

Mais segurança

Mas os condomínios atuais vão além de muros, pois isto só não bastaria hoje. É comum também as cercas elétricas, câmeras de monitoramento, ronda noturna, etc. Na última reunião de condomínio que participei, havia uma camarada de uma empresa que fez uma breve apresentação do sistema de segurança deles que era uma espécie de laser infravermelho em substituição a cerca elétrica, coisa de filme do 007. Aonde chegaremos?

Diante disso fica uma reflexão: Antigamente os inimigos estavam do lado de fora e portanto ao erguer os muros a cidade ficava protegida deles. Hoje os inimigos estão do lado de dentro e se erguermos muros em volta da cidade não resolveria. Desta forma a tendência de fechar bairros parece não ter limites e poderão chegar a níveis impressionantes, criando assim diversas pequenas cidades fortificadas dentro de outras cidades. Chega a ser confuso, mas é por ai.

 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade