Colocação de pisos em diagonal ou reto, o que é melhor?

Qual é a abordagem mais correta na colocação de pisos em uma casa, colocar de forma diagonal ou de maneira tradicional com os pisos reto acompanhando as paredes e o desenho da planta do contrapiso?

Antigamente o piso de uma casa era colocado de forma reta acompanhando o desenho do cômodo, mas recentemente ou nem tão recentemente assim, passou se a fazer a colocação do piso de forma diagonal e isto pode trazer algumas dúvidas para aqueles que irão construir ou reformar. Afinal o que é melhor manter o formato tradicional e colocar o piso acompanhando as paredes, ou seja, de forma reta ou fazer a colocação em diagonal como é mais utilizado atualmente.

colocação de piso diagonal ou reto

Colocação reta

Ainda hoje é usado colocar piso de forma reta, mas é menos comum do que antigamente. A vantagem desse tipo de colocação é que ocorre pouca perda de perda de piso, uma vez que seu formato de colocação acompanha a parede e a própria planta do local onde ele será colocado, portanto a necessidade de cortar piso é menor e com isso ocorre menos perda. A desvantagem é que pode ocorrer a sensação  de ambiente mais antigo, exceto nos casos de imóveis comerciais que ainda é comum encontrarmos esse tipo de abordagem. Uma observação importante são os porcelanatos, especialmente em tamanhos grandes que também podem ficar melhor quando colocados de forma reta.

Colocação diagonal

A colocação do piso em diagonal é uma abordagem mais moderna e é a maneira mais usada em boa parte dos casos. Tem como vantagem o fato de contribuir para a arquitetura mais moderna e dependendo do piso pode deixar o ambiente mais bonito também. Como desvantagem ocorre uso de uma quantidade maior de piso, já que ocorrem bastantes perdas devido à necessidade de fazer muitos cortes e as sobras nem sempre são aproveitadas.

Diagonal ou reta

Na verdade a melhor maneira de colocar piso vai depender a proposta e da arquitetura do imóvel. Devemos levar em conta o tipo do piso está sendo colocado, o tamanho de cada cômodo, o tamanho do piso, entre outros fatores. Uma boa conversa com seu arquiteto poderá ajudá-lo na definição da estratégia de colocação do piso, com os melhores resultados em termos de custo e benefício.

Uma dica importante é você efetuar uma colocação em dois cômodos para servir de modelo, isto é, escolha um determinado cômodo e cubra o contrapiso com piso em diagonal e no outro com o piso no formato reto, mas isto sem argamassa, só com a colocação do piso solto mesmo. Depois de colocado nos dois cômodos de formato diferente veja qual fica melhor com o seu ambiente.




Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade