Quais as vantagens da cozinha planejada com ilha. Como funciona?

Veja neste artigo quais as vantagens da cozinha planejada com ilha. Como ela funciona, suas vantagens e desvantagens em relação ao modelo tradicional.

Ter uma cozinha planejada é o sonho da maioria das pessoas, principalmente para quem gosta de cozinhar. Mas o que realmente deixa uma cozinha planejada perfeita é a ilha central.

Se vai reformar a sua cozinha, ou está construindo a sua casa, e tem espaço suficiente (e não precisa ser muito), faça uma ilha! Você não vai se arrepender.

Mas vamos primeiro entender melhor o que é cozinha planejada, e quais as vantagens e desvantagens de acrescentar uma ilha.

A cozinha planejada

Nada mais é do que garantir que todo espaço que há na sua cozinha seja otimizado, distribuindo de forma inteligente e personalizada tudo o que é necessário para sua cozinha funcionar: Os itens estruturais, como pia, bancadas, armários etc; E os funcionais, como fogão, geladeira. microondas e os outros eletrodomésticos.

É chamada “planejada” por isso, por que alguém (que pode ser você mesmo ou um profissional de design) faz um planejamento de tudo no papel antes de colocar no lugar, garantindo que fique perfeito.

Para isso é preciso ocupar cada espaço com peças úteis e sob medida, para que além de funcional a cozinha fique também bonita. Os móveis geralmente são feitos especialmente para esse espaço e você pode escolher o modelo, a cor, o acabamento.

Definindo o espaço, o estilo (country, moderno, clean) e o que você julga necessário em uma cozinha (bancadas, uma pia ou duas, armários específicos para louças, panelas etc), é só tirar as medidas e dimensionar cada coisa em seu lugar.

Existem empresas especializadas em cozinhas planejadas. Não é muito barato, mas tem muita qualidade, praticidade e elegância. E durabilidade! Coisa que os móveis de cozinha pré-fabricados atuais, não tem. Se cair um pouco de água o armário já deforma. Podem ser mais baratos, mas não dão praticidade a sua cozinha e nem foram feitos sob medida.

Você realiza o seu sonho quando faz a sua cozinha planejada. Pode fazer uma pia só para louças e outra para usar em quanto cozinha (para lavar legumes ou mesmo as mãos). Pode ter uma bela bancada de granito para trabalhar com massas e pães. Você vai decidir se só vai ter uma geladeira ou geladeira e freezer. O tamanho do fogão (é importante por que ele será de “embutir”). Ou mesmo uma bancada moderna que sirva inclusive como mesa de café da manhã.

Para quem gosta é possível até ter uma mini horta de temperos dentro do planejamento da sua cozinha.

As marcas mais famosas e populares ao mesmo tempo especializadas em cozinha planejada são a Itatiaia e Italínea, mas existem muitas outras como a Todeschini, Marcato, Simonetto. Procure uma mais próxima de onde você mora.

Vantagens:

Desvantagem

A maior e talvez única desvantagem de uma cozinha planejada é que ela não é feita só para você, é feita para a casa. Então, para quem decide fazer uma cozinha planejada fica a dica: Só invista nisso se a casa for própria e você não pretenda se mudar tão cedo, por que é um investimento. Mas não se preocupe, a tendência é valorizar a sua casa e quando ou se você precisar vender vai ter mais lucro.

Mas ainda não falamos na ilha, deixamos o melhor para o final.

A ilha na cozinha planejada. Ter ou não ter?

Bom, se você é como eu e adora cozinhar, faça a ilha.

Essa “ilha”, nada mais é do que uma bancada localizada na parte central da cozinha.

Pode ser de alvenaria, de pedras (mármore ou granito), inox ou do mesmo material dos moveis planejados. Vai depender do que você quiser que ela ofereça.

Geralmente também se coloca uma pia de apoio para cozinhar e, inclusive, pode instalar um fogão (daqueles elétricos, tipo Cooktop) se preferir.

Elas podem ser de vários modelos e tamanhos, é só deixar um espaço de pelo menos 90 cm no entorno para as pessoas circularem.

Quais as vantagens de se instalar a ilha na cozinha planejada?

– Você ganha espaço. Em ambientes pequenos, por mais que você pense que a ilha vai atravancar a cozinha, sobra espaço nas bancadas. Se ela já tem pia e fogão, nos demais espaços você pode colocar os eletrodomésticos e utensílios;

– A ilha substitui a mesa na cozinha. Principalmente se não tem espaço para uma copa/cozinha. Fica ideal para refeições como o café da manhã ou lanches rápidos;

– Serve de apoio para cozinhar em qualquer espaço, facilitando muito os trabalhos. Você ainda pode incluir mais gavetas e armários;

– Serve para agregar os amigos na hora de cozinhar, tornando mais aconchegante;

– Dá funcionalidade à cozinha, promovendo a integração do ambiente, por que ela fica acessível por todos os lados.

Desvantagens

Eu diria que é a mesma já descrita acima. É que a ilha é da cozinha, ou seja, da casa. Não tem mobilidade. Você não vai poder leva-la em caso de mudança.

Mas não mude de casa, mude de cozinha. Planeje a sua, e com ilha!



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade