Dicas e informações sobre casa e construção

Como são criados os nomes de ruas nas cidades?

O nome da uma rua é algo tão comum que as vezes nem nos perguntamos de onde vem aquele nome ou quem atribuiu e de que forma isso foi feito. Veja a explicação neste artigo.

O nome das ruas e bairros de uma cidade é uma forma de identificação que é usada pelos poderes públicos, por empresas e as pessoas em geral. Sem os nomes seria muito complicado uma pessoa situar-se em uma cidade ou mesmo locomover, para entender isto basta chegarmos a uma cidade diferente da nossa. A verdade é que todas as ruas precisam identificação e veremos abaixo como isso é feito.

Como são criados os nomes de ruas?

Nomes de ruas identificação

Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara dos Vereadores, inclusive em algumas situações essas definições ocupam boa parte dos projetos que são analisados, discutidos e aprovados na câmara. Mas a decisão dos nomes, embora seja dos vereadores, nem sempre eles partem deles. A comunidade pode fazer esta sugestão levando em conta o nome de uma pessoa que foi importante para aquela comunidade e agora eles desejam prestar uma homenagem póstuma e manter a memória das pessoas com o nome de alguém que teve importância para a comunidade. Um detalhe importante é que na maioria das cidades brasileiras os nomes de ruas só podem ser atribuídos a pessoas já falecidas.

Nomes comuns

Tiradentes, Castelo Branco, Getúlio Vargas, Avenida da Saudade, Dom Pedro e outros nomes são muito comuns em boa parte das cidades. Geralmente os nomes de ruas são atribuídos a grandes políticos, personalidades importantes no cenário nacional ou local, como ex-prefeitos, ex-presidentes, entre outros.

Nomes de estados, cidades e países


Exibir mapa ampliado

Mas nem sempre o nome de uma rua é atribuído a uma pessoa. Av da Saudade, por exemplo, é um nome muito comum para a rua que passa em frente ao cemitério. Já os nomes de cidades, estados e países também aparecem com bastante frequência. Em algumas cidades as avenidas que servem como ligação as rodovias que dão acesso a outras cidades, por exemplo, costuma levar o nome da cidade de destino. Quando os nomes de estados, cidades e países são atribuídos a ruas, normalmente eles são feitos no mesmo bairro, como pode ser visto no exemplo do mapa acima que é da cidade de Campinas no interior de São Paulo.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade