Dicas e informações sobre casa e construção

Quartos de casal com closet e suite é uma boa?

Veja esta dica se vale mesmo a pena ter um quarto de casal com suíte com closet, algumas dicas de tamanho se as vantagens de ter closet e suíte no seu quarto

Quando começamos a projetar a construção da minha casa, minha esposa disse que gostaria de fazer o closet para resolver alguns problemas que são típicos de mulheres, como excesso de roupas, sapatos, em de outras coisinhas mais. Inicialmente não vi muita utilidade naquilo que achei que seria apenas mais uma coisa para gastar dinheiro, mas com tempo acabei me acostumando com a ideia e confesso que ter um closet no quarto de casal é uma boa alternativa na organização e principalmente no espaço que você tem para guardar as coisas.

Closet e suíte

Closet quarto

Embora talvez não seja necessário dizer para a maioria das pessoas, creio que alguns ainda não saiba exatamente o que é um closet e uma suíte. Mas a explicação é bastante simples, no caso da suíte ele é o banheiro o que é integrado ao quarto do casal e o closet é um cômodo também anexo o quarto que servirá como guarda-roupa, neste caso normalmente ele é feito com o auxílio de móveis planejados para que tenha um melhor aproveitamento do espaço.

Tamanho do closet

No meu caso ele foi feito com 6 metros quadrados, isto é, 3 metros de comprimento por 2 metros de largura. Mas na prática não existe um tamanho padrão ou tamanho ideal do closet, cada caso é um caso que dependerá da necessidade que você tem e principalmente do espaço que você poderá utilizar para a criação dele. É importante contudo perceber que ele é um guarda-roupa que você precisa ter acesso dentro e se ele for muito pequeno torna se difícil a sua utilização.

Vantagens da suíte

  • Privacidade do casal
  • Elimina a famosa concorrência pelo banheiro, especialmente nos horários de pico domésticos.
  • Gera comodidade ao ter acesso de dentro do quarto ao banheiro sem precisar sair pelo corredor.
  • Entre outros

Vantagens do closet

  • Mais espaço para roupas, sapatos, cobertores e outros objetos;
  • Permite melhor organização e fácil acesso quando precisar de alguma peça;
  • Libera o espaço do guarda-roupa para a utilização de outros móveis no quarto ou mesmo para manter vazio e mais espaçoso;
  • Entre outros.

Veja aqui algumas imagens de closet para você ter ideias na hora de projetar o seu.

Tira-dúvidas

O closet é um quarto a parte ou ele pode ser feito dentro do próprio dormitório?

Normalmente ele é uma dependência a parte, ou seja, é um quarto extra que você tem mas com acesso pelo quarto. Desta ao construir a casa você pode determinar o tamanho dele e integrá-lo ao dormitório. Mas se a pessoa tem um quarto grande, poderá improvisar dele dele mesmo usando móveis planejados. Isto é possível, mas depende de haver espaço para isso.

Há outros casos em que ele é feito fora do quarto, mas com acesso fácil a ele. Este tipo de closet é mais comum quando mais de uma pessoa vai usá-lo e assim ele precisa ter acesso múltiplo.

Pode ser feito todos os quartos como suite?

Sim. Isto é comum em construções mais sofisticadas onde ao invés de fazer apenas uma suite e os demais quartos com banheiro compartilhado, fazem todos os quartos com o seu próprio banheiro privativo. Nesses casos algumas considerações devem ser observadas: Primeiro que ainda assim é necessário ter o banheiro social ou pelo menos um lavabo. Segundo que haverá uma quantidade grande de banheiros na casa e isto tende a dar mais manutenção e limpeza, sem contar o custo de construção, bem como a necessidade de bastante espaço para a construção da casa.

Isto valoriza a casa?

Geralmente sim. Creio que especialmente a suite tende a dar mais valorização à casa. A busca por imóveis hoje concentra-se muito em casas de 3 dormitórios com pelo menos uma suite. O closet é legal e existindo também ajudará na valorização do imóvel.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade