Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Evite dias chuvosos para pintura, textura e outros

Veja esta dica que mostra porque você deve evitar dias chuvosos para realizar tarefas como a pintura de paredes ou a aplicação de texturas e grafiatos em muros e paredes da sua casa.

Para fazer a pintura de uma casa ou aplicar massa corrida, textura ou grafiato é necessário levar em consideração as condições climatológicas para que os resultados possam ser satisfatórios e não ocorra problemas como a perda do serviço, mão de obra e material.

Isto foi o que aconteceu comigo quando estava na fase de acabamento da minha casa. Estávamos com muita pressa e queríamos terminar o mais rápido possível para fazer a mudança ainda no período de férias meu e de minha esposa. Então ignorando o tempo chuvoso, iniciamos a aplicação da textura em uma parede da parte externa da casa. No período da manhã não choveu e pudemos trabalhar normalmente, mas no período da tarde, logo que acabamos de fazer uma parede veio uma chuva muito forte e praticamente lavou a parede levando embora boa parte da textura que havíamos feito.

Situação semelhante ocorreu nos dias seguintes, com menor intensidade. O problema disso é que foi necessário refazer e os resultados não ficaram assim tão bons como se tivéssemos aplicado uma única vez, embora a textura permita refazer, se fosse grafiato a situação seria bem pior.

parede danificada

Pintura e massa corrida

Mesmo na parte interna onde não há risco de receber chuva e ocorrer o problema acima relatado, existe ainda a recomendação de evitar dias chuvosos ou com muita umidade no ar, já que em situações assim demora mais para a tinta secar, assim como a massa corrida, sem contar possíveis problemas por excesso de unidade.

Algumas dicas

  • Escolha dias de sol ou sem previsão de chuva para fazer as paredes externas;
  • Priorize o período da manhã pois onde há menos possibilidade de chuva e também as paredes onde recebem incidência de sol da manhã, pois ajudaria a secar a massa mais rapidamente;
  • Em caso de chuva previna-se e proteja a parede com lona para evitar a chuva diretamente sobre a massa;
  • Se a umidade do ar estiver muito alta, prepare a massa com menos água e deixe ela mais consistente um pouco, assim ajudará na aplicação e teoricamente uma secagem mais rápida.
© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade