Chuveiro ou ducha. Diferenças, vantagens e desvantagens

Saiba quais são as diferenças existentes entre chuveiro ou ducha e quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses modelos na hora do banho.

Quando pensamos em ducha, imaginamos uma corrente de água forte batendo em nosso rosto ou peito, quando pensamos em chuveiro, logo nos vem a ideia da água caindo sobre a nossa cabeça. Realmente esta é uma das principais diferenças; a direção da água. Nas duchas a água sai horizontalmente e nos chuveiros ela sai verticalmente e com menos pressão. Os chuveiros e duchas elétricas, são mais econômicos que os modelos a frio.

Chuveiro elétrico

Chuveiro area externa, piscina ou jardim

É o mais comum, mais usado, logo o mais vendido. Possuem resistências que variam de acordo com a potência e com controles de temperatura.

Resistência elétrica

O principal fator que determina o poder de aquecimento da água nos chuveiros é a potência de sua resistência, maior a potência, maior e mais rápido será o aquecimento da água, maior também o gasto de energia.

Multitemperatura

Conforme a temperatura ambiente os chuveiros só põem ser ajustados manualmente. E precisa ser deligado. O gasto de energia é maior.

Nos chuveiros tradicionais, as pessoas mais baixas passam por dificuldades ao tentar alcançar a chave de controle de temperatura. Estão chegando ao mercado os modelos que possuem uma haste prolonga, cumprida, que fica próximo ao registro, bem mais acessível. Assim, fica fácil fazer o controle, é como ligar um rádio. Os chuveiros podem ter até oito temperaturas. O ideal é usarmos sempre chuveiros de no mínimo quatro. Assim você pode usar a segunda temperatura, de água morna. Ela esquenta muito bem a água no verão, quando o tempo está quente. A economia fica em torno de 50% na energia.

Ducha elétrica

Ducha banho

Funciona do mesmo modo que os chuveiros elétricos, são diferentes apenas no modo com que espalham a água.

Ducha eletrônica

São grande novidade do mercado. Elas possuem comando eletrônico, controle automático de temperatura, podem ter ou não controle remoto. As duchas eletrônicas são muito boas, práticas, gastam menos energia e consomem menos água. São a evolução do chuveiro elétrico. As duchas quanto, como os chuveiros, podem apresentar até 8 temperaturas diferentes.

Levando em conta a qualidade da água, temos as resistências blindadas, tanto para chuveiros como para duchas. São indicados, principalmente, para quem vive em regiões em que a água possui muitos minerais oriundos do seu tratamento. Estas substâncias ao redor da resistência, diminuindo a sua vida útil.

A questão de preço cai na questão do custo benefício. Com aproximadamente R$200,00 você pode adquirir um bom chuveiro ou uma boa ducha.

O importante depois de escolher o modelo que você quer, é o condicionamento correto na hora de usar o chuveiro.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade