Chuveiro para aquecedor solar. Modelos e dicas de instalação e uso

Será que posso usar o mesmo chuveiro da rede elétrica para aquecedor solar ou terei de usar modelos específicos. Veja os modelos e dicas de instalação e uso

Os chuveiros para aquecedor solar, de modo geral, são a frio, não usam resistência. Recebem a água já aquecida do reservatório do aquecedor solar. Muitos usados nas regiões quentes, onde a temperatura é quente o ano todo, como em alguns estados do nordeste. Eles também são usados para o sistema de aquecimento a gás. Você pode encontrar estes chuveiros em vários modelos: de plástico, cromados, de metal, etc.

Nas regiões temperadas e frias

Chuveiro residencial

No sul e sudeste do Brasil, seria muito dispendioso você colocar um aquecedor solar em sua casa e manter um chuveiro elétrico funcionando 100%, o ano todo.

Os aquecedores solares atuais suprem as necessidades de uma casa satisfatoriamente em 75% dos dias do ano, muito bom, dá para economizar bastante. Os outro 25% ficam por conta dos chuveiros híbridos e elétricos, que são usados em um sistema auxiliar para essas regiões.

As quedas acentuadas de temperatura e o inverno influenciam no aquecimento da água. Para o aquecedor solar manter um chuveiro elétrico, as baterias do sistema teriam que ser trocadas intermitentemente.

A solução encontrada foi criar um sistema híbrido, em que o chuveiro elétrico fornece suporte ao sistema de aquecedor solar para as regiões de temperaturas mais baixas.

O sistema híbrido

Usa um chuveiro elétrico com dois registros de água: um de água fria e outro de água quente.

O primeiro registro, de água quente, regula a pressão da água que sai do boiler (reservatório) do aquecedor solar, e pode controlar também a água do chuveiro elétrico ele estiver com a sua chave ligada, o segundo registro, de água fria, regula a pressão da água que vem direto da caixa d’água.

Nos dias frios e sem sol: usamos apenas o chuveiro elétrico, o registro de água fria não é usado. A água do aquecedor chega mais quente e ao chuveiro, que gasta menos energia para esquentar a água (sistema auxiliar).

Nos dias quentes ou normais: a chave do chuveiro é desligada. O registro de água fria é usado para reduzir a temperatura se for necessário.

Chuveiro híbrido

Possui um módulo com uma chave que regula a temperatura da água, desliga o sistema elétrico e aciona o sistema do aquecedor solar. É muito eficiente custa em torno de R$ 350,00, podem ser encontrados vários modelos no mercado. É o mais indicado e requer pessoa especializado para fazer a instalação.

Chuveiro ou duchas elétricas

São os mais usados no sistema de aquecedor solar, para as regiões sul e sudeste.

As duchas de maneira geral, são melhores para usar no sistema auxiliar de aquecimento do chuveiro, visto que elas misturam melhor a água.

Pressurizador para água quente e fria, misturadores e duchas

Se você tem problemas com a pressão da água você pode colocar um pressurizador para a água quente e fria. Existem vários modelos de pressurizadores, são automáticos, acionados ao mesmo tempo que ligamos o registro do chuveiro.

Encontramos uma variedade incrível de misturadores de água para chuveiros e alguns chuveiros e duchas já são vendidos com misturador. De modo geral, duchas misturam melhor a água que os chuveiros.

No sistema de aquecedor solar, misturar a água é um fator muito importante. Nos dias de calor intenso a temperatura pode chegar aos 90 graus. A escolha do tipo de chuveiro e acessórios é muito importante. E até acertar manualmente o ponto para o banho, pode demorar. Nos dias normais, de calor moderado, a temperatura da água pode chegar a 70 graus. Recomenda-se sempre ligar primeiro o registro de água fria.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade