Dicas e informações sobre casa e construção

Fritadeira sem óleo: Dá para fazer pastel e batata frita?

Será que dá pra fazer qualquer tipo de alimento na fritadeira sem óleo? Dá para fazer pastel e batata frita, que são muito comuns na mesa dos brasileiros?

Já faz um tempo que as fritadeiras sem óleo caíram no gosto dos cozinheiros de plantão. Ela é prática, fácil de manusear e cozinha alimentos em pouco tempo. Mas quais os tipos de alimentos que eu posso cozinhar nela? Dá para fazer pastel e batata frita, por exemplo? Listamos algumas dicas para quem está querendo adquirir o equipamento.

A fritadeira sem óleo

A fritadeira sem óleo possui um sistema que aquece o ar, e faz esse ar girar tão rápido sobre os alimentos, que consegue cozinhá-los sem a necessidade de usar óleo, manteiga ou azeite.

Com isso você tem um alimento preparado com muito mais rapidez, menos sujeira, mais saudável e com uma vasta possibilidades, entre elas fritar, gratinar, grelhar, entre outras.

Pastel

O pastel é um dos alimentos preferidos da criançada e também dos adultos. É uma excelente opção para lanche ou para a refeição principal.

A dica para fritar o pastel na fritadeira sem óleo é preparar o pastel utilizando uma massa vendida em rolos, rechear e fechar as bordas. Depois coloque os pasteis na fritadeira de acordo com o tamanho do pastel e a capacidade do equipamento e coloque o tempo indicado, em média de 8 a 10 minutos. Pronto! Em pouco tempo seu pastel estará pronto.

Batata Frita

Há quem duvide que a batata frite fique crocante e gostosa na fritadeira sem óleo, mas é verdade. O modo de preparo é muito mais saudável e você pode fazer inclusive usando batatas de verdade, sem a necessidade de comprar industrializada.

Basta colocar a quantidade de batata frita conforme a capacidade do seu equipamento e programar o tempo exato. Para fritar por igual, mexa o recipiente algumas vezes durante o processo.

Dica

Em diversos sites de receitas, você vai encontrar uma dica valiosa: pincelar azeite de oliva no pastel e na batata antes de utilizar a fritadeira sem óleo. Não é uma regra e muito menos obrigado a usar, mas se você quer o alimento mais crocante e com cor mais dourada, pode ser uma boa dica. E por ser apenas uma pincelada (recomendado usar um pincel de alimentos) ele continua muito mais saudável do que um alimento todo frito em óleo fervendo.

Preço

Para quem quer ter uma fritadeira sem óleo em casa é muito fácil. Hoje em dia existem diversos modelos disponíveis no mercado e com preços que variam de R$ 250,00 a R$ 1.000,00. Tudo vai depender das suas necessidades, do espaço disponível na sua casa e do que vai querer cozinhar.

Facilidade

A fritadeira sem óleo é muito prática! Além de fazer diversos tipos de alimentos como carne, legumes, batatas e massas, ela também evita bagunça na cozinha e faz tudo sozinha, sem você precisar ficar monitorando o alimento. Outro ponto positivo é que sua casa nunca mais vai ficar com cheiro de fritura, já que este modelo de fritadeira praticamente não solta cheiro.

Se você gostou de como funciona a fritadeira sem óleo e quer fazer além de pastel e batata frita, diversos outros alimentos, basta procurar um modelo que ofereça tudo o que você quer e aproveitar os benefícios que este eletrodoméstico oferece.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade