Dicas e informações sobre casa e
construção

Poucas tomadas ou mal distribuídas? O que fazer?

Veja como acontece o problema da falta de tomadas ou da má distribuição delas por uma casa. Os impactos e as possíveis soluções que podem ser tomadas para atenuar o problema.

Quem já precisou de uma tomada e não encontrou por perto, levanta a mão! Parece brincadeira, mas o assunto é sério e afeta muitas residências que por falta de um planejamento adequado ou outro motivo qualquer, sobre com a escassez de tomadas, o que dificulta a vida de pessoas cada vez mais dependentes da eletricidade.

O problema pode estar relacionado não apenas a falta de tomadas, mas também pelo fato delas estarem mal distribuídas, o que em última instância não muda a natureza do problema, já que para o usuário o que importa é poder usar o aparelho elétrico ou eletrônico.

Qual o problema da falta de tomadas?

O problema é a falta de mobilidade que a casa oferece, afinal alguns móveis não podem sair do lugar, pois se assim ocorrer não haverá tomadas para ligar aquele aparelho elétrico que fica sobre ele. Neste caso, muitos móveis e eletrodomésticos ficam condenados ao lugar que estão, coisa que não agrada a muitas mulheres que gostam de fazer mudanças na posição dos móveis para dar “outros ares”.

Alguma solução?

Para resolver mesmo o ideal é refazer o projeto elétrico da casa e adicionar novas tomadas, mas isto causa certo transtorno e dá um bom tralhado. Alternativas para atenuar o problema seria usar as famosas extensões onde é possível estender uma tomada, mas tem como inconveniente o fato de ficar um monte de fios soltos pela casa.

Casas antigas

As casas antigas podem sofrer mais com o problema, isto porque muitas delas foram projetadas e construídas em uma época onde a dependência da energia elétrica não era tão acentuada como é hoje. Atualmente os carregadores de celulares, notebooks e computadores disputam cada tomada com os eletrodomésticos mais tradicionais como geladeiras, TV, máquina de lavar, entre outros. Dependendo da instalação e do tipo do computador, ele poderá ocupar sozinho várias tomadas se considerarmos a impressora, caixa de som, modem, estabilizador, etc.

Experiências ajudam nos projetos futuros

Quando fui fazer a minha casa, a distribuição das tomadas e apagadores ganhou um capítulo especial em função de conhecermos bem este problema e usarmos experiências anteriores que foram negativas para evitar na nossa casa. O resultado foi uma melhor distribuição delas, embora tenho certeza que após a mudança ainda corro o risco de perceber que esqueci de algum ponto da casa, mas se isto acontecer, certamente terá impacto mínimo.

O ideal é que toda parede tenha pelo menos uma tomada, assim você garante mais mobilidade pela casa e mesmo que não use todas as tomadas, terá opções para o futuro.

Perguntas e respostas

Quantas tomadas devo ter em uma casa?

A quantidade de tomadas que você precisa colocar em sua casa, dependerá muito da necessidade que você tem e isso precisa ser estabelecido no projeto elétrico junto com o engenheiro ou o arquiteto responsável pela obra.

Mas de maneira geral e levando-se em conta as necessidades comuns das pessoas em casa, eu recomendo que você coloque pelo menos uma tomada em cada parede de cada cômodo.

Este é um pensamento que eu tenho e baseado na experiência que já tive em construção de casas, creio que seja um princípio bastante importante a ser considerado. Assim você poderá atender as necessidades mais diversas que as pessoas possam ter, mas como expliquei, este é um princípio geral e a necessidade específica deve ser analisada caso a caso, projeto por projeto.

Quantas tomadas devo ter em um cômodo da casa?

Cada cômodo da casa tem uma característica e o modo de usar os aparelhos elétricos em cada um deles difere um pouco, isto é o suficiente para compreendermos que não dá para aplicarmos uma regra geral.

Baseado na experiência que tenho na construção de casas e consequentemente no uso de aparelhos elétricos em casa, considero que em um cômodo qualquer, o ideal é que tenha pelo menos uma tomada em cada parede, podendo ter mais que uma, dependendo da necessidade ou da projeção de uma necessidade futura, por exemplo.

O que você deve considerar é fazer um projeto de utilização de móveis dentro do cômodo. Se for uma cozinha, onde ficará o fogão, geladeira, o micro-ondas e assim por diante. Com isso em mente é possível prever quantos pontos de tomadas serão necessários e mais importante, onde eles devem ser posicionados.

Mas é sempre bom trabalhar com um pouco de redundância nesse caso, ou seja, depois de entender qual é a necessidade real que você terá, coloque algumas tomadas a mais em pontos estratégicos, pois pode ser que você venha precisar no futuro.

Qual o problema da falta de tomadas?

A falta de tomada é um problema bastante recorrente e pode trazer muitas dores de cabeça para o uso de certos aparelhos elétricos em casa. Como sabemos, hoje esses aparelhos são abundantes.

Nas construções mais antigas, onde normalmente se tinha um poucas tomadas, é bem complicado você fazer o uso de vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo. O problema mais comum é que você as vezes se tem uma única tomada para dois ou três aparelhos elétricos e aí você tem que recorrer aos famosos adaptadores ou T, como são conhecidos.

Existem casos mais graves ainda que é quando você precisa usar um aparelho elétrico em determinado local e não tem tomada ali, sendo necessário recorrer a uma extensão que não é nada prático de se usar.

Desta forma, a quantidade de tomadas ideal em uma casa precisa ser aquela que venha de fato atender as necessidades atuais de consumo de energia elétrica e isto é um ponto importantíssimo desse analisar na construção ou reforma de uma casa.

O que fazer para solucionar o problema de falta de tomadas?

Se você estiver planejando fazer uma reforma da sua casa, aproveite este momento para colocar as novas tomadas que precisa, pois para isso vai precisar quebrar paredes. Já que está no processo de reforma, certamente estava incluso a pintura ou repintura das paredes, então aproveite, faça a quebradeira necessária e coloca as tomadas onde precisar.

Se não está nos planos fazer uma reforma ou se quebrar a parede não formou opção, vai ter que utilizar algum método paliativo, nesse caso duas possibilidades surgem:

  • Canaletas: canaletas podem ser acoplada em cima da parede sem necessariamente precisar quebradas e aí você passar o fio por dentro dela até o ponto onde precisar e eli você coloca uma tomada sobreposta, ou seja, aquelas que ficam expostas. Nesse caso o ideal é tentar colocar as canaletas grudadas no rodapé ou em algum local onde elas apareçam menos, pois o aspecto visual pode não ficar dos mais interessante.
  • Extensões: a outra possibilidade é você trabalhar com extensão que são aqueles fios soltos que você liga em uma tomada e estende até o local onde você precisa. Pode não ser a melhor alternativa e ter fios jogadas pela casa pode não agradar a todas as pessoas, mas pode ser uma alternativa paliativa para resolver o problema.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.