O que é ar condicionado central e como ele funciona

Ar condicionado central é um ar condicionado inteligente, um aparelho que trabalha até atingir e manter a temperatura necessária selecionada, sendo assim mais econômico, preciso, silencioso e não precisa ficar fazendo várias manutenções, ajudando assim o custo benefício. Mas também temos que ter vários cuidados bem legais para não acabarmos tendo gastos a mais como […]

Ar condicionado central é um ar condicionado inteligente, um aparelho que trabalha até atingir e manter a temperatura necessária selecionada, sendo assim mais econômico, preciso, silencioso e não precisa ficar fazendo várias manutenções, ajudando assim o custo benefício.

Mas também temos que ter vários cuidados bem legais para não acabarmos tendo gastos a mais como por exemplo a instalação, não adianta chamarmos um encanador para instalar o nosso ar condicionado central, tem que ser um técnico especializado em ar condicionado, geralmente disponíveis pelas marcas do ar condicionado.

Como funciona

ar condicionado central

Esse tipo de ar condicionado você não precisa de várias condensadoras que são as unidades externas. Você pode ter uma condensadora externa e vários aparelhos internos que é o que distribui o ar para os ambientes.

Ou seja, podemos ter um ar condicionado central na sala por exemplo com uma condensadora externa somente, podemos colocar as chamadas filiais espalhadas pela casa ou pelo ambiente onde deseja, sendo assim perfeito tanto para residências quanto para empresas e escritórios.

As vezes quando pensamos que estarão todos ligados uns aos outros naturalmente pensamos que o que a temperatura que colocarmos em um será para os outros ambientes também, não é? Pois estamos errados, podemos colocar uma temperatura no quarto, outra na sala, outra no escritório e assim por diante.

Veja aqui uma galeria de imagens de ar condicionado central

Esse tipo de ar condicionado não necessita de vários dutos ou casas de máquinas para seu perfeito funcionamento e instalação, apenas um duto pode ser distribuído para as demais filiais tem uma enorme vantagem, por exemplo os ruídos que geralmente são bem notáveis em algumas marcas de ar condicionado, o central tem esse diferencial, quando ligado quase não notamos nenhum barulho, o valor depende bastante gira em torno de mais ou menos uns R$8.000.

O sistema de ar condicionado central é vantajoso para instalar em nossas residências?

A resposta é depende. Depende se sua casa é bem grande e que precisa de climatizadores para os demais ambientes, como por exemplo, o marido que trabalha no escritório enquanto a filha está estudando no seu quarto, o filho tocando bateria no quarto e a mãe na cozinha preparando o almoço, em um dia muito quente, sim, problema resolvido se você tiver uma central de ar condicionado.

O que também é muito importante ressaltar, é que um ar condicionado central não se trata de marca propriamente dita e sim por ser uma central e ar condicionado pode se espalhar pela casa, ou seja você pode ter várias marcas de ar condicionado espalhados pelos cômodos de sua residência ou como eu disse em sua empresa para melhor conforto.

Vantagem

A vantagem do ar condicionado central é o de poder ter ar condicionado disponíveis em vários ambientes em nossa residência, para assim maior conforto para nó mesmas e nossa família, trazendo mais qualidade de vida.

Desvantagem

Talvez o custo seja o item mais relevante, já que precisa se ser criado os dutos, ligação entre “matriz e filiais”, condensadora externa bastante potente e um trabalho muito bem feito de instalação de tudo isso.

Manutenção

A manutenção depende bastante da canalização e de quantas filiais estarão disponíveis ao todo, ou então quantos serão feitos a manutenção, ou seja, antes de adquirir um sistema de instalação desse porte como o ar condicionado central, leve em conta o suas necessidades, o custo benefício, e o seu bolso, colocar no papel um gasto mínimo de três em três meses no mínimo é o essencial e te ajudará a poupar gastos muitas vezes maior do que pretendemos, para saber se não terá dor de cabeça na hora da manutenção ou então o espaço disponível no local onde irá instalar o ar condicionado central.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade