O que é ar condicionado inverter e a diferença para o convencional

Veja uma comparação sobre os sistemas de ar condicionado que temos atualmente: convencional versus inverter, as diferenças e características de cada um

Para começar vou explicar um pouco sobre meio ambiente para que possamos conversar sobre os tipos de ar condicionado.

Existem dois tipos de gás para o ar condicionado, o R 22 e o R 410 a.

O gás R 22 tem o mesmo efeito no ar condicionado em comparação ao R410a, mas a diferença do R 22 é que ele é mais prejudicial a camada de ozônio, já o R 410 a não prejudica.

Sistema de ar condicionado convencional

Aparelho de ar condicionado

O sistema inverter, é um sistema de ar condicionado, que foi adotado no ar condicionado que foi adotado pelas indústrias para que fosse feita a economia da sua energia ou até mesmo o gasto com manutenção, vou explicar melhor, quando você seleciona um exemplo 22 graus, o ar condicionado quando chega aos 22 graus escolhidos, ele simplesmente para e automaticamente ele recebe o comando para parar e fica somente ventilando, e quando o ambiente esquenta de novo o ar condicionado automaticamente volta a funcionar, e assim fica o dia todo até o desligamento do ar condicionado.

Desvantagem

Quando o ar condicionado tem esses altos de refrigerar, desliga e volta a refrigerar depois, a sua energia tem um pico, ou seja, ela vai lá em cima com a máxima potência e depois volta a cair gradualmente, com isso sua energia aumente consideravelmente aumentar o seu consumo. O tempo que ele fica parado somente estabelecendo o ar no ambiente, não faz diferença porque quando volta, ele volta com a máxima potência.

Outro detalhe é o ruído do ar condicionado convencional, ele faz mais barulho no compressor por parar e depois ligar tentando manter a refrigeração no ambiente.

O ar condicionado convencional muitas vezes por ligar em picos altos, depois de um tempo ele congela o ambiente, e quando desliga fica quente novamente. Ou seja, ele dá esses choques térmicos no ambiente de vez em quando.

Vantagem

Por não conter muitas peças eletrônicas, e assim mais fácil achar alguém habilitado para a manutenção do ar condicionado, o custo da manutenção e a rapidez é um ponto forte em comparação ao inverter.

Por ser um sistema mais conhecido e convencional, existem mais modelos disponíveis nas lojas e o valor é mais baixo que o sistema inverter.

Ar condicionado inverter

É o ar condicionado que quando recebe um comando para chegar a temperatura de 22 graus ele ainda continua ligado constantemente mantendo assim a temperatura variável do ambiente, ou seja ao invés de desligar e voltar com a carga toda dando picos grandes na sua energia elétrica fazendo com que o gasto de energia seja 40 % mais que o inverter ele simplesmente continua trabalhando em baixa velocidade depois que chega a sua temperatura escolhida, fazendo com que mantenha o ar desejado.

Todos os aparelhos de ar condicionados inverter fazem uso do gás R 410 a, que não prejudica de nenhuma forma a camada de ozônio, mais conhecido como gás ecológico, como disse no início.

Desvantagem

O ar condicionado inverter possui mais componentes, ou seja, mais peças, e precisa de um profissional habilitado para fazer a manutenção, porque não são todos que fazem, dependendo da região vai ser mais difícil achar alguém que conheça o mecanismo do inverter, por isso o custo é mais alto do que o ar condicionado convencional.

Outra desvantagem do ar condicionado inverter é a disponibilização do modelo nas lojas, já que existem poucas marcas com esse sistema, e quando encontramos o custo é maior que o convencional.

Vantagem

A vantagem do ar condicionado inverter é exatamente a economia no consumo de energia em sua conta de luz, pelo fato de ficar ligado direto e somente mantendo o grau desejado.

Vale lembrar sobre o ruído causado pelo compressor também é muito importante lembrar, já que suas noites de sono mais tranquilo e maior qualidade.

Outra vantagem do inverter que eu já ia me esquecendo é que como ele não tem a função de desligar e depois ligar ele realmente mantém a temperatura escolhida ao ambiente, não teremos surpresas de congelamento do ambiente ou aquecimento de vez em quando.

Se pensarmos em custo benefício é melhor pensar bem, porque temos diferenças visíveis de valores, mas temos que pensar que o inverter é um sistema mais difícil de encontrar por ser um sistema novo, outro fator é a manutenção, por conter peças fundamentais, que precisamos de um funcionário extremamente habilitado para a manutenção e por conta disso se torna caro no bolso, mas claro que vale lembrar que o sistema por não haver o liga desliga, é mais longo o prazo da manutenção.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade