O que é geladeira frost free e porque ela faz tanto barulho

Veja neste artigo o que é geladeira frost free, quais suas principais características e porque ela faz tanto barulho. Como é a circulação de ar e seus ruídos.

Não ocorre a formação de gelo no seu congelador. A sua tecnologia elimina o degelo do congelador, desodoriza a geladeira, facilitando, também, a sua limpeza. Realmente a sua manutenção é muito prática.

Circulação do ar

O ar não circula em seu interior, como nas geladeiras convencionais. Ele circula através de ductos internos que não devem ficar obstruídos na estocagem dos alimentos. Os alimentos são gelados com mais eficiência.

Prateleiras sem grades

São de acrílico, precisam ser de grades como nas geladeiras convencionais, pois o ar não circula entre elas.Dão mais segurança na hora de estocar os alimentos.

O sistema frost- free

É um sistema de refrigeração de 2 ciclos alternados: um frio que gela, congela e mantém as temperaturas de seu interior, como os refrigeradores comuns e outro quente que evita a formação de cristais de gelo nas paredes do freezer e a posterior formação daquelas placas enormes de gelo que diminuem o espaço interno do congelador e que todo mês ou semana tínhamos que limpar.

O ciclo quente inicia-se quando o temporizador (uma espécie de relógio) que dispara uma bomba de calor (resistência elétrica de aquecimento), que por sua vez condensa o gelo que começa a se cristalizar nas paredes do congelador. Essa água é depositada num reservatório que fica na parte de trás do refrigerador, próximo ao compressor. Como o compressor esquenta com trabalho do motor, essa água evapora, circula por todo o refrigerador por meio de ventoinhas, desodorizando também o sistema. Como consequência temos a não formação das placas de gelo no congelador.

O preço é um pouco maior se comparar com outros modelos sem essa tecnologia e o consumo de energia também fica um pouco acima. Porém o trabalho e o tempo para a sua manutenção caem drasticamente.

Que barulho é esse?

Os ruídos estranhos que muitas pessoas reclamam feito pelos refrigeradores frost-free são causados pelos dois ciclos de congelamento que ele possui.

O seu motor tem dois 2 ciclos de refrigeração, um ciclo frio, de refrigeração, que congela e mantém os alimentos em temperaturas baixas e outro quente que impede a formação de cristais de gelo nas paredes do congelador. A alternância constante destes ciclos ocasiona dilatações e contrações constantes dos materiais da geladeira.

Então, estes barulhos nada mais são do que a fricção entre as moléculas dos materiais da geladeira (dilatação e contração térmica).



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade