Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a altura ideal para tomadas na parede: em cima, no meio ou em baixo?

Existe algum padrão para colocação de tomadas nas paredes, como por exemplo o posicionamento delas no plano vertical? Em cima, nomeio da parede ou em baixo?

Na verdade não existe um padrão, mas existem alguns consensos que podem ser tomados como exemplos para ser adotados em uma casa. O que precisa ser avaliado de fato é a necessidade que você tem, pois existem tomadas que são colocadas de maneira geral, enquanto outras serão usadas para determinados fins e para atender aparelhos ou eletrodomésticos específicos. Neste último caso vale a necessidade específica de aparelho que será usado. Alguns exemplos:

Em cima

Quando construí minha casa, pelo menos duas tomadas foram colocadas lá em cima na parede por uma necessidade específica. Uma foi para o exaustor na cozinha e a outra para o ar condicionado na sala.

No meio

Coloquei também algumas tomadas no meio da parede, a maioria na cozinha, pois é geralmente em cima da pia e do balcão de mandei fazer acompanhando a pia que se usa eletricidade. Mas também no quarto principal eu sabia que iria colocar uma TV fixada da parede e a altura dela é no meio da parede para cima, desta forma deixei ali uma tomada dupla, sendo uma entrada pata a TV e outra para o receptor da TV a cabo ou satélite.

Em baixo

Mas acredito que a maioria foi colocada na parte de baixo da parede. A TV da sala, o escritório, as tomadas dos quartos geralmente ficam em baixo pois seu uso é mais indicado nessas situações.

Tomadas e interruptores

Algumas pessoas aproveitam o espaço do interruptor de acender e apagar as luzes para colocar ali uma tomada também. Eu fiz isso na medida do possível e neste são tomadas para usos temporários e estratégicos apenas, diferente das tomadas que terão usos contínuos.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade