Como usar o FGTS para financiar uma casa na Caixa?

Veja algumas dicas e informações a respeito do uso do FGTS na compra de uma casa própria ir para o abatimento do valor inicial do financiamento junto com a Caixa Econômica Federal.

O financiamento de casa pela caixa é composto por diversas características que todas as pessoas precisam conhecer para escolher a melhor alternativa para efetuar o financiamento, dentre essas características está o uso do FGTS que é o fundo de garantia por tempo de serviço como parte do pagamento do financiamento. O FGTS pode ser usado em alguns casos e em alguns tipos de financiamento. Seu uso é aplicado logo no início isto é ele não é usado para pagamento de prestações mais para o abatimento no valor a ser financiado no momento da assinatura do contrato.

FGTS

FGTS significa fundo de garantia por tempo de serviço que é um benefício de todos os trabalhadores que tem sua carteira assinada recebe mensalmente através de um depósito em que o empregador é obrigado fazer um favor do empregado, este depositado é feito em uma conta bancária geralmente a Caixa Econômica Federal para que o trabalhador possa sacar o em algumas situações como em demissão, compra da casa própria e outras situações.

Como usar o FGTS na compra da Casa

Como explicado acima FGTS pode ser usado em caso de financiamento da casa própria para isso basta informar que você tem um desejo de utilizá-lo no momento em que estiver contratando financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A Caixa irá fazer o levantamento e apuração do valor disponível em sua conta para poder usá-lo a partir do valor inicial do financiamento. Exemplo: Se você estiver financiando uma casa com valor de 200 mil e tiver 50 mil reais de saldo do FGTS, então poderá usar os 50 mil do FGTS como entrada e financiar 150 mil apenas.

Veja um vídeo sobre a utilização do FGTS no financiamento habitacional:

Quando o FGTS não poderá ser usado?

Importante observar que existem alguns tipos de financiamento onde o FGTS não poderá ser utilizado como, por exemplo, na compra de terrenos. Parece que a caixa entende que o uso do fundo de garantia pode ser aplicado apenas na compra de casa ou apartamento para moradia, mas as regras não se limitam ações como esta e como cada caso é um caso é importante avaliar na sua agência a situações em que o FGTS não poderia ser utilizado.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade