Financiamento de imóveis para deficientes ou idosos

Veja quais são as condições para uma pessoa idosa ou deficiente fazer um financiamento imobiliário na Caixa para aquisição da cada própria ou apartamento para moradia.

A necessidade de uma casa pra morar é de todos, não importa a idade ou a condição física de uma pessoa, afinal todos têm necessidade e acima de tudo o direito de ter um teto onde morar. Pra quem deseja fazer o financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal, diversos critérios são avaliados antes a caixa liberar o dinheiro para a compra do imóvel desejado e muitas são as alternativas para os diferentes públicos, como pessoas de baixa renda, funcionários públicos, empresas, os trabalhadores que tem fundo de garantia por tempo de serviço, entre outros. Mas a pergunta que fica a seguinte: Existe alguma modalidade especial de financiamento de imóveis para pessoas idosas ou para deficientes físicos?

Pessoas idosas

Pelo menos no site da caixa e pela minha experiência com financiamento de imóveis não é possível identificar nada no sentido de oferecer algum tipo de benefício para pessoas idosas, muito pelo contrário, o que existe é uma dificuldade maior para essas pessoas contrair o financiamento de imóveis. Talvez muitos não saiba disso mas a Caixa e acredito que outros bancos financiadores de casa e apartamentos para moradia também, aplicam uma certa limitação quanto a quantidade de prestações ou o limite máximo do prazo para pagamento do financiamento na medida em que idade da pessoa avança. Para entender melhor eu fiz algumas simulações no site da Caixa alterando a idade e mantendo o mesmo perfil do financiamento.

Simulador caixa calculo idade

Pela simulação que fiz ficou claro de que existe uma limitação baseado na idade de 80 anos e portanto quanto mais próximo pessoa estiver desta idade, menor será o prazo concedido para pagamento do financiamento e consequentemente menor número de prestações e maior o seu valor, veja o resultado abaixo.

Exceção

Observação: há uma exceção que pode ser aplicado tanto a pessoas idosas ou deficientes físicos no Programa Minha Casa Minha Vida, onde segundo a Caixa há cotas para pessoas nessas condições. Na verdade isto parece acontecer apenas nos casos de cadastro de solicitação de imóveis pelo programa através da prefeitura, onde idosos e deficientes teriam cotas de participação na classificação para obtenção do imóvel.

Deficientes físicos

Já a situação de pessoas deficientes também não é tratada de forma especial quando o assunto é financiamento de imóveis, exceto na situação anteriormente mostrada. Pelo menos no site da caixa e de novo baseado na minha experiência, desconheço qualquer condição especial que possa ser aplicada a essas pessoas. Contudo apenas uma consulta à Caixa seria possível determinar se existe ou não uma facilidade a mais que possa ser aplicado a deficientes na questão de um imóvel residencial através de um financiamento com os recursos da Caixa Econômica Federal, por exemplo.




Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade