Financiamento habitacional pela Caixa, Santander, Bradesco e BB

Vale a pena financiar um imóvel pelo Banco do Brasil ou Bradesco? Quais as diferenças entre taxas de juros e prazos de financiamento entre a Caixa, Santander e outros

A aquisição da casa própria via financiamento habitacional é uma alternativa adotada por boa parte das pessoas que compram um imóvel, especialmente para quem está comprando o primeiro imóvel e tem como objetivo a moradia. Afinal, ter o valor completo para comprar e pagar uma casa ou apartamento a vista é para poucos. Mas quais os bancos que oferecem melhores condições para o financiamento habitacional?

Fiz uma consulta prévia em alguns dos principais bancos e baseado nesta consulta e em outras informações que já dispunha temos o seguinte cenário:

Bradesco, Santander e Banco do Brasil

Todos esses bancos têm operações de crédito imobiliário. Eu tentei fazer uma simulação no site dos três bancos e não consegui terminar em nenhum deles, então, independente de outros fatores, já é um ponto negativo pois não possibilita ao futuro comprador realizar um planejamento, já que a simulação pode ser usada para mostrar ao comprador seus limites e onde ele irá precisar ajustar seus planos, como procurar um imóvel mais barato ou modificar a modalidade do financiamento.

Mas pelo que apurei o Banco do Brasil e Bradesco financiam em até 30 anos ou 360 meses, já o Santander consegue chegar a 36 anos ou 420 meses. Pelo fato de não conseguir fazer a simulação não foi possível identificar a taxa de juros cobrada para que pudesse fazer uma comparação, mas sabe-se que as taxas de juros desses bancos são relativamente maiores do que as taxas praticadas pela Caixa para financiamento habitacional.

Caixa

A Caixa é o banco do financiamento de imóveis, pois tem melhores taxas de juros, financia em até 36 anos, tem uma extensa rede que inclui parcerias com imobiliárias construtoras, entre outros. Por ser um banco público abraça e integra programas sociais e é o banco carro chefe do principal programa habitacional no Brasil atualmente, o Minha Casa Minha Vida.

Outra coisa importante é que o simulador funciona bem. Veja abaixo o resultado de uma simulação que fiz. Veja que ele mostra a taxa de juros que será cobrada, o valor inicial das parcelas, permitindo ver também as demais já que são regressivas, o limite de valor que pode ser financiado, entre outros.

simulação financiamento caixa

O financiamento pela Caixa deve ser usado pela maioria das pessoas, especialmente para os imóveis de baixa renda ou vinculados aos programas habitacionais dos governos, sejam eles municipais, estaduais ou o governo federal.

Mas os demais bancos podem ser boa opção para clientes que devido ao relacionamento e histórico de negócios com aquela instituição financeira acaba tendo descontos ou condições mais favoráveis, isto precisa ser levado em conta. Mesmo sendo correntista do Santander, eu financiei pela Caixa, pois no meu caso o histórico e o relacionamento com o banco não me permitia muitas regalias, mas muitos clientes podem fazer o uso desta posição favorável e negociar condições melhores com seu banco.


 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade