Quanto tempo leva para a Caixa aprovar um financiamento?

Veja esta análise que mostra o tempo médio que a caixa leva para aprovação de um financiamento habitacional ou de imóveis. Veja três casos reais que o tempo de aprovação de cada um deles.

Quando alguém compra ou vende uma casa é porque tem necessidade no uso do imóvel ou no uso do dinheiro da venda, portanto existe certa presa na conclusão da negociação e assim  liberar o imóvel para o uso e o dinheiro para o fim a que se deseja.

Contudo quando o comprador necessita fazer um financiamento habitacional para o pagamento do imóvel as coisas podem ser mais complicadas, pelo menos no que se refere ao prazo de conclusão do negócio. O que acontece é que o banco financiador, como a Caixa, não faz a liberação do dinheiro imediatamente pois existem s procedimentos que precisam ser feitos antes da aprovação do financiamento e depois para a liberação do dinheiro propriamente dito. Veja abaixo alguns exemplos que demonstram quanto tempo a Caixa leva para aprovar um financiamento, os exemplos são baseados em casos reais.

Tempo é dinheiro

Três exemplos reais

Entrei 2009 e 2013 realizei três operações de financiamento de imóveis com a Caixa, sendo duas de venda de imóvel eu uma de compra. Então usarei os prazos de liberação da documentação e aprovação do financiamento desses três casos como exemplo.

Usarei a data de assinatura do contrato de compra e venda e a data de assinatura do contrato na Caixa como o período de análise e aprovação do financiamento. No meu caso a partir do momento que o contrato foi assinado, logo em seguida a documentação foi colocada na Caixa e a partir daí iniciou o processo de análise de documentos e análise do imóvel. Veja abaixo as datas que a comparação entre elas.

Primeiro caso: 50 dias foi o tempo para aprovação do financiamento
Assinatura do contrato de compra e venda: 25/05/2009
Data de assinatura do contrato na Caixa: 14/07/2009

Segundo caso: 110 dias foi o tempo para aprovação do financiamento
Assinatura do contrato de compra e venda: 04/01/2012
Data de assinatura do contrato na Caixa: 24/04/2012

Terceiro caso: 44 dias foi o tempo para aprovação do financiamento
Assinatura do contrato de compra e venda: 23/02/2013
Assinatura do contrato na Caixa: 08/04/2013

O segundo caso mostrado acima foi atípico, visto que houve erro no envio da documentação para Caixa, a pessoa responsável por providenciar a documentação cometeu alguns equívocos e muitas coisas necessitaram ser refeitas e isso ocasionou atrasos na aprovação do financiamento. O primeiro eu terceiro caso são os que considero comuns e baseado neles veremos que a aprovação não sai antes de 30 ou 40 dias. Contudo devemos considerar que há vários tipos de financiamento habitacionais, várias situações de análise, entre outros. Portanto não estou afirmando que este é o prazo que será aplicado para todos os casos, mas que os exemplos acima servem como parâmetros para os financiamentos de imóveis tidos como mais comuns.





5 respostas para “Quanto tempo leva para a Caixa aprovar um financiamento?”

  1. Oliveira disse:

    Muito boa as explicações, estou aguardando a aprovaçãodo financiamento CAIXA faz 15 dias.

  2. aldo beserra da silva disse:

    ja fiz a entrevista com a caixa a quase 2 meses e ainda nao tive retorno me enformaram que a documentaçao do imovel pretendido tinha que ser desmenbrado a matricula individual para cada morador estou esperando a mais de um mes .

  3. Giancarlo disse:

    Bom no caso o meu foi assinado com a imobiliária dia 12/04/2013 e hoje ja é dia 02/07/2013 e ainda esta na caixa … bom no meu caso é esta sendo muito enrolado

  4. Kelen disse:

    Eu e meu marido assinamos a promessa de compra e venda dia 15/10/2013 por causa da greve nao conseguimos em outubro assina-lo,houve um erro na papelada por parte da imobiliaria se desculparam e reenviaram o q faltava,temos q negociar com o dono do imovel q alugamos ja q venceu o contrato… ja estamos quase na metade do mes de dezembro e nada.

    • Mariana disse:

      O meu tb, assinei com a imobiliária em 27/09/13 e estamos em janeiro e até agora nada….já foi tudo aprovado inclusive já houve saque no FGTS, mas não sei quando tempo mais irá levar para assinar o contrato

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade