Como plantar grama em um jardim em casa?

Veja algumas dicas do preparo do solo, acerto do nível da grama, recortes e outras técnicas para o plantio da grama em tapetes no jardim da sua casa. Leia as dicas a seguir.

Dentre as muitas tarefas que tive de fazer na construção da minha casa, uma delas foi fazer o plantio de grama na frente da casa. No condomínio onde construí é obrigatório deixar a frente aberta, ou seja, sem o muro e fazer o plantio de grama como área verde. O processo não Chega a ser complicado, mas exige alguns cuidados para obter um resultado melhor.

Preparo do solo

Esta foi a parte mais difícil, pelo menos no meu caso, pois é necessário que o terreno fique bastante nivelado para garantir que a grama depois também fique nivelada. Se for um terreno que apresenta um desnível natural é importante fazer o acerto do solo acompanhando o desnível. O importante é garantir que os tapetes de grama possam apoiar bem todas as partes e assim evitar buracos na grama.

Tapetes de grama

A grama que usei foi comprada em tapetes, embora exista também ela em semente para que você possa semear e esperar o crescimento, mas acredito que este não é o melhor caminho, uma vez que poderá levar muito tempo para ela crescer. A grama em tapetes tem a vantagem de vir pronto, bastando apenas a adaptação no novo ambiente.

Cada tapete de grama mede em média 60 cm por 40 cm, com isso basta você colocá-los lado a lado, garantindo que eles fiquem bem grudados um ao outro, evitando ao máximo deixar espaço entre eles.

Recortes

Existem locais em que há a necessidade de fazer recortes nos tapetes para cobrir espaços menores, como a proximidade de muros, paredes e outras áreas que não receberão a grama. Eu usei uma faca de serrinha, dessas de pão mesmo para fazer o corte dos tapetes no tamanho que eu precisava.

Altura

Quando o plantio da grama ocorrer nas proximidades da guia ou de outras áreas concretadas é importante estabelecer a altura que a grama ficará em relação a esses espaços. O ideal é deixar no mesmo nível, mas se o terreno estiver muito fofo é possível que a grama afunde, mas ainda assim eu acredito que deixar a grama nivelado com o concreto seja uma boa alternativa, ainda que ela abaixe um pouco, pois ela crescerá e acabará ficando no mesmo nível novamente.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade