Jardim de inverno o que é e para que serve

Entenda o que é um jardim de inverno em uma casa residencial e a sua finalidade como o a recreação no período de frio, cultivo de plantas e jardinagem, iluminação, entre outros.

O jardim de inverno está presente em muitas casas aqui no Brasil, mas parece que lá fora ele é bem mais comum. Formado por um cômodo externo, mas anexo à casa ele pode ser várias utilidades ou poderá gerar alguns problemas também. Veja abaixo algumas observações e definição do que é e para que serve o jardim de inverno em uma construção para moradia.

O que é um jardim de inverno

É um cômodo que é feio anexo à casa, mas geralmente com abertura externa ou quando isto não acontece ele é coberto por vidraça permitindo a entrada da luz neste ambiente. Quando feito aberto, as vezes é feito um pergolado ou uma grade que impeça a entrada de pessoas, por exemplo. As paredes de um jardim de inverno geralmente são de vidros, permitindo não só a entrada de luz externa para o ambiente, como também criando uma harmonia como o verde que geralmente é usado nesses jardins de inverno.

Para que serve

O jardim de inverno conceitualmente é usado para recreação ou lazer no período mais frio do ano, geralmente no outono e inverno. Contudo na prática ele é usado também para o cultivo de plantas, flores e outros itens de jardinagem. Quando usado desta forma, geralmente tem a intenção de integrar o jardim com  o restante da casa, já que neste caso as paredes do jardim de inverno devem ser de vidros.

Outra finalidade é a de promover a entrada de ar e iluminação em um ambiente muito fechado como ocorre nas construções feitas na divisa do terreno, neste caso não é possível abrir janelas, então cria-se um jardim de inverno entre dois cômodos e abre as janelas dos cômodos para ele.

Veja abaixo um vídeo com dicas, exemplos e imagens de belos modelos de jardim de inverno em integrado a vários ambientes de uma casa:

Problemas do Jardim de inverno

Quando não feito de forma planejada e intencional, ele poderá trazer problemas e entre esses problemas está a questão da sujeira. Um jardim sem plantas nenhum e com o espaço totalmente vazio poderá juntar muita sujeira e não trazer muito benefício para a casa. Outro problema é quanto a segurança, especialmente em casos onde ele é aberto em cima, neste caso é recomendado a colocar uma pérgula ou uma grade protetora de forma a impedir a passagem de uma pessoa.

 


Deixe uma resposta





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade