Posso plantar qualquer árvore na frente da minha casa?

Será que pode ser plantado qualquer tipo de árvore na frente da minha casa? Quais os problemas que poderiam ser causados com a escolha incorreta do tipo de árvore para a calçada?

A escolha das árvores para você plantar na frente da sua casa é um passo bastante importante e que existem alguns cuidados para que você não tenha problemas no futuro ou que é a planta que você escolheu não venha atender às necessidades que você tinha no momento do plantio da mesma.

Escolha da árvore

Na verdade a escolha dessas plantas árvores deve ser feita de acordo com padrões locais como o clima da cidade, tipos de bairro onde você mora, o espaço que você tem na rua para o plantio da espécie, disponibilidade plantas na região onde você mora, entre outros fatores. Neste caso o ideal seria você consultar a prefeitura da sua cidade, pois normalmente a secretaria de meio ambiente costuma fazer recomendações quanto às árvores mais indicadas para serem plantados na sua cidade e ainda em muitos casos a própria prefeitura já fornece essas árvores.

Altura e raizes

Se você escolher uma árvore errada para plantar, poderá ter problemas no futuro como, por exemplo, uma espécie que tenha um crescimento muito grande e acaba tendo problemas com os fios da rede elétrica, invadindo o muro ou a sua própria casa. Outros problemas comuns de certas árvores são as suas raízes que com tempo elas começam a invadir o terreno e pode causar danos no muro, na calçada e às vezes até na própria rua. Por isso é muito importante uma orientação técnica para que você possa escolher uma planta que seja adequada e que não traga esse tipo de problema pra você ou para os seus vizinhos do futuro.

Ipê Amarelo

Na rua onde eu moro está plantado o ipê amarelo que foi uma escolha do empreendedor que construiu o condomínio onde nós moramos. Eu sei que essa planta pode ficar muito alta, mas existe também outra avaliação dela que é o ipê para jardim que eu acredito que seja a espécie que está plantada aqui, caso contrário poderemos ter problemas no futuro com altura essas árvores.

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade