Assento de vaso sanitário serve em todos modelos. Como comprar?

Veja um relato sobre os padrões de assento de vasos sanitários, bem como a falta desses padrões na indústria da construção civil no Brasil.

Uma coisa eu não consigo entender: Por que a maioria dos materiais relacionados a construção de casas não segue padrão.

Os fabricantes até dizem que é “modelo padrão”. Você compra e quando chega em casa a surpresa: Não serve!

Fiquem atentos. Uma delas é o assento do vaso sanitário. Eu até entendo que tenha cores e materiais variados. Mas o formato e o tamanho? Eu acreditava que vaso sanitário era padrão. Mas não é.

E o mais engraçado é que são vendidos como tamanho padrão. Atualmente são vendidas até mesmo em grandes supermercados!

Eu me mudei recentemente e o vaso estava sem o assento. Na pressa para me instalar procurei adquirir o modelo mais em conta que achei, pois pretendia posteriormente adquirir outro melhor.

A saga para comprar um assento para o meu vaso sanitário:

Não achei nenhuma marca aparente no meu vaso, para servir de referência, então fui comprar meio às cegas. Procurei o comércio onde mais comumente se encontra material do gênero: Uma casa de materiais de construção. O resultado foi o que eu descrevi acima, não serviu e eu tive que ir trocar.

Troquei por um outro modelo, mais caro, que vinha em uma embalagem lacrada e o mesmo também não serviu. E dessa vez a minha surpresa: Como eu tinha aberto a embalagem, eles já não faziam a troca. Pois é, fiquei com um assento sanitário que não servia no meu vaso e com o prejuízo financeiro.

A Solução definitiva:

Resolvi então tirar uma foto do vaso com meu celular e além disso fiz um molde com um pedaço de caixa de papelão. Assim, com a foto e o molde na mão (incluindo a posição correta para encaixe dos parafusos), procurei outra loja e consegui comprar um assento que encaixou perfeitamente. Mas só a foto não teria resolvido o problema, o molde ajudou por dar as dimensões exatas.

Veja quantos modelos existem no mercado:

Para você ter uma ideia, cada marca de vaso sanitário (DECA, INSEPA, ROCA, ASTRA etc) tem diversos modelos diferentes de vaso e seu assento padrão (para aquela marca). Cada modelo difere, e muito, em seu formato.

Vamos pegar como exemplo a marca DECA. São modelos de vaso da mesma marca:

Cada um desses modelos tem um formato de louça diferente. Alguns muito diferentes dos outros. Os assentos são “padrão” para cada modelo, por isso não encaixam.

Além dos muitos modelos de cada marca, ainda diferem quanto ao material, a cor, se é estofado ou não…

Tem assento sanitário para todos os gostos e bolsos, do tipo: Eletrônico com aquecido automático; De poliéster com fechamento suave; Almofadados; Com sistema de amortecimento; De acrílico; Entre outros.

Imagina que já tem assento inteligente, com aquecimento e luz de led, inclusive com cores para tratamento terapêutico à base de cromoterapia!

Com relação as cores e estampas você vai encontrar de tudo. Desde os todo transparentes ou com borboletas que parecem estar voando, ou com cores vivas, listrados, florais e até os que brilham no escuro.

Como comprar:

O ideal é que você saiba exatamente qual a marca e o modelo do seu vaso. Anote ou fotografe e leve para mostrar ao vendedor. De preferência às grandes casas de materiais de construção, por que tem maior variedade de modelos e não vão querer te “empurrar” qualquer uma como sendo padrão. Lembre-se que existem no mínimo dezenas de modelos diferentes no mercado. Procure pelo seu modelo.

E fica a dica, principalmente se você não sabe a origem do seu vaso: Tire uma foto e faça um molde com papelão ou cartolina e leve com você. Não vai ter erro!



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade