Pisos de madeira. Taco, piso laminado, deck e tábuas rústicas

Conheça os vários tipos de pisos de madeira para casas, como o carpete de madeira ou piso laminado, taco e tábuas rústicas, decks para piscinas, SPAs e áreas externas em geral.

A madeira é um dos mais tradicionais materiais de construção. Em algumas regiões como acontece na América do Norte e regiões mais frias da Europa, é comum encontrar casas feita inteira de madeira. No Brasil este tipo de construção também existe em cidades dos estados do sul do país ou em cidades frias como Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.

Contudo, o uso da madeira pode ser encontrado em larga escala em todo o país, pois ele é usado para o madeiramento de telhados, portas e janelas, forros e inclusive no piso. Na lista abaixo analisaremos quatro tipo de piso de madeira que podemos encontrar em muitas casas no Brasil.

Taco

O taco é um tipo de piso que ficou muito famoso no Brasil e foi usado em inúmeras casas. Geralmente usados mais em quartos ou sala, ele é composto de pequenos pedaços de madeira que são posicionados lado a lado formando a cobertura. Apesar de ter sido símbolo de luxo e conforto, atualmente em novas construções ele não tem sido mais usado, ou pelo menos não com a intensidade que tinha. Entre os seus inconvenientes havia o fato de que as peças de madeiras as vezes descolavam e era necessário de tempos em tempos o tratamento na superfície que descascava.

Veja aqui exemplos de pisos de taco

Piso laminado ou carpete de madeira

A mais nova sensação em termos de pisos de madeira é o chamado laminado que é formado por placas de madeira que são posicionadas e coladas lado a lado formando a cobertura. A diferença dele em relação ao taco é que o laminado tem peças grandes, diversas cores e cria um ambiente muito mais bonito.

Contudo, existe a necessidade de fazer uma boa colocação, pois se for mal feito pode ocorrer também de as peças descolar, sem contar que é importante usar um rodapé de madeira e apropriado ao piso para garantir o correto acabamento.

Veja aqui exemplos de pisos laminados

Deck de madeira

O piso de madeira para deck é um pouco diferenciado e pode ser encontrado em vários formatos, inclusive em madeira mais rústica. Ele é usado para ambientes de piscinas, SPAs, áreas de lazer ou outras áreas externas.

Veja aqui vários modelos de decks de madeira

Piso rústico de madeira

Antigamente e especialmente nas casas de fazendas era comum usar tábuas de madeira rústica para fazer o piso. Naquela época e com o uso deste tipo de piso ainda estava na moda o uso de porão. As grandes casas e sedes de fazendas tinham essa característica e certamente este tipo de piso pode ser encontrado ainda em muitas casas coloniais ainda de pé.

Veja exemplos de piso rústico de madeira

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade