Pisos P2, P3, P4 e P5. O que significa esses códigos nos pisos cerâmicos

Entenda as diferenças entre os códigos P2, P3, P4 e P5 usados na classificação dos pisos cerâmicos. Qual o significado desses códigos e se isto tem haver com a qualidade deles.

Na hora de comprar materiais de construção é muito importante ficar atento aos detalhes de cada um dos materiais e o significado que cada um deles têm, isto é bastante comum graças à variedade de materiais e com os mais variados preços. Mas se não ficarmos atentos nossa necessidade e qual material mais adequado poderemos comprar errado e o resultado pode ser o indesejado. Um bom exemplo é o caso dos pisos cerâmicos que usamos como revestimento em parede ou no piso interno e externo de uma casa. Normalmente esses pisos recebem uma classificação como de P2, P3, P4 e assim por diante. Mas o que significa esta classificação?

Qualidade?

Acredito que algumas pessoas chegam a acreditar que isso tem a ver com a qualidade, mas na verdade isso tem a ver com os níveis ou camadas de acabamento que eles recebem, ou seja, diz respeito como parte lisa do piso recebeu as camadas de acabamento e portanto tem a ver com a resistência quando uso. Veja abaixo aplicação de cada um deles

P2

Pisos com o código P2 é mais indicado para revestimentos em parede isto porque ele recebe menos camada de acabamento e se você o utiliza no chão, com tempo acabará descascando visto que a sua resistência é menor.

P3

O P3 é mais indicado para piso interno onde terá apenas o tráfico de pessoas, não é recomendado para ser utilizado em áreas externas dada a sua menor resistência e isto ocorre pelos mesmos motivos explicados anteriormente.

P4 e P5

P4 e P5 são indicados para uso em áreas externas e são mais resistentes para situações como a entrada de automóveis. O código P5 indicado quando o piso tiver bastante ranhuras e nesse caso além de ter de ser usado em áreas externas é indicado que seja da classificação P5 por oferecer maior resistência no atrito com pneus de automóveis e outras coisas mais.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade