Dicas e informações sobre casa e construção

Portas e janelas de vidro tipo Blindex está na moda?

Limpeza e praticidade, iluminação e ventilação, uso de cortinas e outras características do uso de portas e janelas de Blindex. Veja as vantagens e desvantagens de usar este tipo de material.

A construção civil não é imune à aquilo que a sociedade costuma chamar de moda, embora seja um segmento bastante tradicional e algumas coisas com raízes históricas muito profundas é comum vez ou outra surgirem alguns usos que as vezes passa e as vezes fica. A moda do momento é usar portas ou janelas de vidro de Blindex ou similar. Na verdade este tipo de material já era comum em construções comerciais, mas o que estamos percebendo agora é o uso residencial.

O vídeo abaixo mostra a composição de uma janela de vidro e como ela é montada:

Vantagens e desvantagens

Sempre que algo novo ou alguma coisa começa a ser usada é comum as pessoas buscarem alguns porquês, ou tentar relacionar as vantagens e desvantagens daquele produto, serviço ou procedimento qualquer. No caso das portas ou janelas de vidros em residências é possível relacionar também alguns benefícios e possíveis inconvenientes com esse material e embora esta conclusão possa ser um pouco subjetiva, acredito que os fatores abaixo façam algum sentido.

Limpeza e praticidade

Uma das vantagens de portas e janelas de vidro e a praticidade na limpeza, uma vez que pode ser lavado e não há obstáculos. Lembro-me de uma janela de madeira que tinha em minha casa que dava muito trabalho para limpar graças aos muitos detalhes que havia na madeira. O Blindex tem essa vantagem. Mas ao mesmo tempo como desvantagem está a dificuldade de manter limpo, já que o vidro requer muito mais cuidado e manchas aparecem muito mais que em outros tipos de materiais.

Iluminação e ventilação

A boa iluminação também é um benefício, especialmente para ambientes grandes, nesses casos uma janela de Blindex dará ótima iluminação e também boa ventilação. As portas de vidro podem ser úteis em salas integradas a varandas ou outros ambientes externos, pois permitem melhor integração, mesmo que fechadas.

Uso de cortinas

Como desvantagens está o fato de ter de usar cortinas, especialmente nas janelas. Para quem tem em casa pessoas como algum tipo de alergia a pó isto não é uma boa ideia. No caso de quartos principalmente o uso de janelas de vidros não é muito recomendável, exatamente pela necessidade da cortina.

Preço

O preço é um pouco salgado, estivemos verificando a possibilidade de colocar uma janela de Blindex na casa que estamos construindo e os valores que encontrei foram um pouco mais caro do que estávamos esperando pagar. Evidentemente que ele se torna mais barato que muitos tipos de janelas de alto padrão que existe por ai. É uma questão de ponto de vista.

Modernidade

É fato que o vidro é um material bastante moderno e seu uso tem sido explorado em diversos segmentos. Na construção civil ele é antigo, mas em uma escala muito menor ao que vemos hoje. Atualmente a ideia é usar não somente janelas, mas grandes painéis, portas largas e outros partes da construção. Tudo isso reflete em um ambiente bastante moderno e adequado aos nossos dias.

Exemplos

Abaixo estou relacionando uma série de exemplos de portas, janelas e painéis que usam vidro ou blindex na construção. Perceba a variedade de opções e as inúmeras ideias que podem ser tiradas das galerias abaixo para a sua próxima construção.

Tira-dúvidas

Que tipo de cortina é ideal para uma janela do tipo Bindex?

Se for em um dormitório, creio que o ideal seja uma cortina bem grossa para cortar a claridade, já para outros ambientes pode ser de outro tipo. Escritórios ficam muito bom com persianas de alumínio, já para a sala e dependendo do tamanho da janela, pode ser usado as persianas verticais que são ótimas para grandes espaços. Veja um exemplo abaixo:

Sala com persianas verticais

A janela de vidro é mais durável que outros modelos?

Teoricamente sim, pois o vidro é um material extremamente durável, apesar que outros materiais usados em janelas também são, como é o caso do alumínio. Já a madeira pode sobre com cupins e se molhar pode ter problemas também.

Mas e o riso do vidro quebrar?

Sim, este é o ponto fraco deste material, apesar de os vidros usados em janelas serem extremamente grossos, então não será por qualquer pancadinha que eles irão quebrar, mas existe sim o risco. A recomendação é ter cuidado de uso, pois se assim proceder a vida útil dele é extremamente longa.

E a limpeza?

Este é também um ponto importante. O vidro suja como qualquer outro material, mas no caso de alumínio, ferro ou madeira, basta passar um pano úmido e a limpeza está pronta. Com o vidro já não acontece a mesma coisa, pois a limpeza é mais detalhada para evitar manchas. Neste aspecto ele exige muito mais cuidado e a sujeira aparece muito mais.

Vale a pena fazer janelas de vidro?

Conforme já explicado acima, creio que primeiro é uma questão de gosto. Eu, ao construir minha casa, inicialmente considerei a possibilidade de colocar todas as janelas de vidro, depois acabei optando por modelos de alumínio para os dormitório e vidro para o escritório, banheiros, sala e cozinha. A mistura ficou ótima, pois nos quartos não temos o problema da claridade a noite e nos demais ambientes a luz natural reina.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade