Tipos de portas: Balcão, giro, pivotante, sanfonadas, correr e mais

Conheça neste artigo os diversos tipos e modelos de portas como a balcão, de giro ou tradicional, pivotante, sanfonadas, correr e bang bang. Veja as aplicações e exemplos.

As portas de uma casa têm vários papeis como a segurança, comodidade, acesso, estética e outros. Contudo, cada residência tem uma característica e uma necessidade, isto torna necessário avaliar os vamos modelos de portas para descobrir qual é a mais indicada para cada ambiente. Na relação abaixo mostraremos esses modelos com imagens e ilustrações de cada uma delas.

Porta de giro ou tradicional

Esta é a mais tradicional delas e usada tanto em prédios comerciais como residenciais. São as portas onde a base da abertura é fixada no batente com o uso de uma dobradiça e assim permite-se o seu fechamento e abertura.

Veja aqui exemplos de portas de giro

Porta de correr

Este modelo tornou-se também bastante usado tanto pelo estilo da porta, como também por certas necessidades, afinal em algumas construções o modelo de giro não é uma opção e nesses casos as vezes opta-se pelo modelo de correr para ganhar espaço no ambiente.

Veja aqui exemplos de portas de correr

Porta pivotante

A porta pivotante é muito parecida com a de giro, mas a diferença reside no fato de esta não usar dobradiça ou estar fixada no batente, mas sim ter um pivô que é fixado no piso e na parte superior do batente. Este pivô geralmente fica a alguns centímetros do batente, permitindo que a porta abra e feche girando em cima desse pivô.

Veja aqui exemplos de portas pivotantes

Porta camarão

A porta camarão é uma espécie destinada a locais com pouco espaço de abertura. Inicialmente ela é similar ao modelo de giro, quando ao uso de dobradiça e ser fixada no batente, o que muda é que ela tem uma quebra exatamente no meio da porta e é como se ela tivesse duas folhas.

Veja aqui exemplos de portas camarão

Porta bang bang

Este tipo de porta tem esse nome pois era típico dos salões ou bares nos filmes de faroeste ou bang bang, como também são conhecidos. Formado por duas folhas e cada uma delas fixadas em um batente, o seu fechamento e abertura se dá do centro para fora. Normalmente as folhas não fecham todo o espaço da porta e portanto ela é usada não como uma porta de segurança, mas apenas de separação de ambientes.

Veja aqui exemplos de portas bang bang

Porta sanfonada

O modelo sanfonada é outro tipo usado para locais com pouco espaço para abertura. Geralmente feita de um material mais leve, como PVC, pois assim facilita a abertura e fechamento dela.

Veja aqui exemplos de portas sanfonadas

Com informações de Leroy Merlin

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade