O crescimento da construção civil no Brasil. Quais as razões?

Quais os motivos que estão por trás do crescimento do setor da construção civil no Brasil? Veja uma análise mostrando as possíveis razões desse crescimento

Depois de muitos anos praticamente estagnado o mercado da construção civil finalmente deslanchou no Brasil e hoje podemos dizer que estamos vivendo um bom momento para o setor da construção civil. Basta olharmos e nossa cidade para perceber a quantidade de novos empreendimentos, reformas outras obras relacionadas a construção de casas, apartamentos e outros empreendimentos imobiliários.

Mas o crescimento da construção civil no Brasil não ocorreu por acaso e embora possa existir diversos motivos que tenha fomentado este momento, acredito que pelo menos três fatores foram fundamentais para permitir o desenvolvimento do setor.

Demanda alta

No meu entendimento o primeiro é grande fator era alta demanda que existia e de certa forma ainda existe no Brasil por empreendimentos imobiliários, especialmente aqueles destinados ao uso residencial. A matemática é bastante simples: a população não parou de crescer e com o comercado da construção civil praticamente parado foi inevitável aumento da demanda por casas e apartamentos destinados à moradia.

Melhora econômica

Mas de nada adianta ter a necessidade de comprar uma casa ou apartamento e não ter dinheiro ou pelo menos condições de sustentar os pagamentos de um financiamento, por exemplo. Desta forma a melhora na economia que foi percebida nos últimos anos com aumento da classe média especialmente da chamada classe c, proporcionou às pessoas as condições necessárias para investir na compra de um imóvel para residência.

Melhores condições de financiamento

Por fim eu coloco ainda como um fator de grande importância que ajudou e ainda está ajudando o crescimento da construção civil no Brasil que são as melhores condições para financiamento de imóveis novos e usados. Por melhoria nas condições eu quero dizer que as taxas de juros, embora ainda altíssimas, estão relativamente mais baixas do que as praticadas no passado, sem contar que as pessoas de baixa renda que não tinha uma perspectiva para a compra de uma casa própria passou a ser beneficiado por taxas mais baixa e também com subsídio do governo para ajudar na compra do seu imóvel residencial. Essas condições foram agregadas o programa Minha Casa Minha Vida que permitiu o surgimento dos números empreendimentos populares e trouxe benefícios para inúmeras famílias.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade