Quartos com 10m2, 12m2 ou 16m2. Qual o tamanho ideal?

Como projetar o tamanho ideal de um quarto de solteiro ou de casal? Qual a medida que é mais adequada? Seria 10m2, 12m2 ou 16m2 ou outra metragem? Veja algumas dicas.

Encontrar o tamanho ideal de um quarto na hora de fazer o projeto para construção de uma casa é uma tarefa pouco difícil, porém de uma importância enorme, pois é necessário levar em consideração a real necessidade daquele quarto e também é preciso pensar na possibilidade de um dia você vender a casa e aí como você projetou espaço as vezes pode ser um fator determinante para agradar o comprador o mesmo para criar um empecilho na hora da compra.

Quarto de solteiro

Um quarto de solteiro pode ter 9m2 ou 10m2, isto se considerarmos que apenas uma pessoa o usará, mas quando houver dupla utilização, então é melhor pensar em termos mais espaçosos como 12m2 ou até 16m2, por exemplo.

Um quarto com 16m2 teria por exemplo a medida de 4 metros de comprimento por 4 metros de largura e esta é uma medida bastante ampla para a utilização de duas pessoas, por exemplo. Considere que uma cama de solteiro tem aproximadamente 1,90 de comprimento por 70 ou 80 centímetros de largura. Então, nesta medida seria possível acomodar duas camas e dois guarda-roupas, bem como algum outro móvel pequeno como escrivaninha ou cômoda.

Quarto de casal

O quarto de casal é mais fácil de definir seu tamanho, isto porque é padrão que ele terá uma cama apenas e assim a projeção do espaço é mais definida. Na construção da minha casa optamos por medidas bem pequenas para o quarto o nosso quarto, acho que ele ficou com aproximadamente 10m2, mas isto porque projetamos um closet e assim o quarto ficará apenas com a cama e uma TV que será fixada na parede.

Qual o tamanho ideal?

Como você pode ter notado na descrição acima, eu encontrei o tamanho ideal após determinar quais móveis ficariam ali e assim criei o tamanho de acordo com a necessidade que eu tinha. Fazer quartos grandes apenas por fazer não é uma alternativa muito sensata, especialmente quando você tem limitação para a construção. Existe contudo um detalhe importante que no caso da venda do imóvel as pessoas costumam valorizar muitos os quartos maiores.

Existe também uma tendência atual que é a construção de casas e principalmente apartamentos cada vez menores, isto ocorre em função da limitação de espaço em áreas mais nobres e ai muitos preferem morar em uma casa pequena, mas em um local mais privilegiado do que em casas amplas em regiões muito afastadas. Esta mudança de hábito em impacto no tamanho dos cômodos e ai entra o famoso planejamento dos móveis que permite aproveitar melhor o espaço de quartos, salas e cozinhas, mantendo o mesmo espaço útil.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade