Dicas e informações sobre casa e construção

Colchão para berço: Medidas, densidade e tipos

Quando o assunto é criança as atenções devem ser redobradas, isto inclui o colchão para elas dormirem. Conheça quais são as medidas, densidades e tipos

A gestação é um período de bastante correria para as mamães. Além de ter que cuidar da própria saúde para manter o bebê bem, é necessário preparar uma série de coisas para a chegada do novo membro da família. Uma delas, que geralmente acaba sendo escolhida de maneira errada, é o colchão para berço.

A maioria dos pais se preocupam apenas com o berço em si. Se ele é seguro, confortável e adequado para o neném. No entanto, o colchão também é extremamente importante, pois, ele irá interferir diretamente na saúde e no sono da criança.

Colchões para crianças

O colchão para berço, assim como o convencional para adultos, deve seguir uma série de padrões para ser adequado para o bebê. Desde a densidade até o tecido utilizado, tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher esse objeto tão importante.

Lembre-se, o corpo do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, é extremamente frágil e se desenvolve muito rápido. Por isso, escolher um produto de qualidade é essencial para garantir que o desenvolvimento do seu filho aconteça da melhor forma possível.

O tamanho do colchão deve ser proporcional ao do berço

A primeira coisa que você deve se atentar na hora de comprar o colchão para berço é em relação ao tamanho dele. Lembre-se sempre que ele deve ser proporcional ao móvel, de modo que encaixe perfeitamente, sem deixar vãos as frestas.

Atualmente, existem dois padrões mais utilizados dentro do Brasil. O Americano, no qual as medidas são 70 x 130cm, e os Nacional, que tem as medidas 60 x 130cm. Por isso, na hora de comprar o objeto verifique sempre o tamanho do seu móvel.

Espuma sempre!

O colchão para berço deve ser obrigatoriamente de espuma. As molas são muito resistentes e oferecem um perigo a mais, principalmente se a criança for bem ativa. Além disso, uma vez que as molas devolvem o impacto absorvido, elas não são recomendadas para a densidade óssea do bebê.

Marcas e modelos

Atualmente, existem várias marcas e modelos de colchão para berço, mas a vastidão não é tão grande sim. Hoje, grande parte dos pais compram esse item da marca Ortobom, que é uma das mais tradicionais do mercado, e que também fabrica opções para adultos.

Ela é a mais indicada justamente por usar técnicas e materiais pensados não apenas no conforto e comodidade, mas, na saúde da criança. Dentro das opções oferecidas pela marca, a melhor é o Colchão Pró-Saúde Baby.

Ele possui espuma de alta performance e densidade D18, que é a ideal para o neném. Além disso, ele tem o Tratamento Actguard, que protege o objeto da ação de microrganismos, como fungos, bactérias e ácaros.

Apesar da Ortobom ser a marca mais popular entre as mamães, também existem outras que podem ser boas escolhas, tais como a Castor e a Americanflex. Vale a pena dar uma pesquisa no catálogo de cada uma.

Densidade do Colchão

A densidade colchão para berço é uma das coisas mais importantes na hora da compra. Apesar de existirem várias, obrigatoriamente, o colchão para crianças até três anos de idade precisa ser D18.

Independente do peso ou altura do pequeno, essa densidade é a ideal levando em conto a fragilidade da densidade óssea da criança. Após os três anos é possível procurar colchões de outras densidades, sendo que a mais recomendada é a D23.

Perguntas e respostas

Qual a durabilidade do colchão para berço?

Isso irá depender de uma série de fatores, desde o material usado internamente, até o tecido externo. De maneira geral, ele pode durar até cinco anos em bom estado, contudo, esse tempo pode variar conforme as condições de uso e conservação.

Eu preciso higienizar o colchão para berço?

Sempre. Tenha em mente que o colchão para berço é um item que pode ter a proliferação de microrganismos muito acelerada, logo, a higienização é essencial. O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana, com um aspirador de alta potência.

Além disso, a cada 15 dias, deixe o objeto algumas horas no sol. A ação dos raios solares irá matar qualquer fungo, bactéria ou ácaro que possa estar querendo se reproduzir dentro do item.

Posso colocar uma capa protetora nele?

Sim, na verdade, essa é uma medida muito recomendada para crianças que estão saindo das fraldas e que acabam fazendo xixi na cama com frequência. O ideal é optar por capas que sejam removíveis facilmente, e também, que sejam fáceis de limpar. Assim, será bem mais fácil conservar o objeto.

Além disso, nunca coloque uma capa protetora no colchão para berço e “esqueça” dela. Por conta do ambiente abafado causado pelo tecido protetor, microrganismos podem começar a se proliferar. Se você escolher usar uma capa no colchão, lembre-se de retirá-la e higienizá-la semanalmente, deixando que o objeto “respire” por algumas horas.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade