Dicas e informações sobre casa e construção

Guarda-roupa sob medida ou planejado. Vantagens e desvantagens

Veja algumas das principais características de ter um guarda-roupa planejado em sua casa. Vantagens como melhor organização, aproveitamento do espaço e outros.

Sofrer com a falta de espaço é uma realidade constante na maioria das famílias brasileiras. E pensando em suprir essa necessidade de conseguir armazenar todos os itens com conforto e praticidade sem precisar se desfazer de algo é que surgem os guarda-roupas sob medida ou também chamado de planejado. Confira abaixo uma lista com as vantagens e desvantagens deste tipo de móvel e escolha o modelo que mais se adéqua as suas necessidades.

O que é

Guarda-roupa sob medida ou planejado são aqueles móveis que são produzidos por uma empresa especializada através das medidas e necessidades de armazenamento do cliente.

Guarda-roupas embutido planejado

Planejamento

Para que o guarda-roupa sob medida ou planejado atenda as suas expectativas é necessário fazer um estudo do tamanho do cômodo e como o guarda-roupa pode ter o melhor aproveitamento do espaço. Neste caso, é necessário o auxílio de um profissional de decoração ou arquiteto para fazer o desenho e simular como vai ficar o projeto final.

É nesta fase também que é escolhido o número de portas, gavetas e prateleiras que o guarda-roupa vai ter, tudo sempre pensando no perfeito acomodamento das roupas, sapatos e itens de cama e banho que serão guardados.

Diversidade

Ao optar por um guarda-roupa sob medida ou planejado você tem vantagens que outros modelos prontos não oferecem, como, por exemplo, a total liberdade para escolher cores, texturas, acabamentos, tipo de madeira e inclusive pode mesclar estilos e cores da forma que quiser.

Além de escolher um guarda-roupa sob medida, este modelo de móvel planejado pode ser produzido para todos os ambientes da casa. Tudo vai depender da sua necessidade, do espaço disponível e claro, do quanto pode investir. Você pode, por exemplo, fazer armários e balcão para a cozinhas, armários e gaveteiros para o banheiro, rack e painel de TV para a sala, prateleiras para a lavanderia e móveis versáteis e completos para todos os cômodos da casa, apartamento ou até mesmo para o escritório ou ambiente de trabalho.

Para escritórios você pode mandar confeccionar mesas, gaveteiros, prateleiras, armários, balcão, bancos, entre outros itens que fazem parte do dia a dia empresarial.

Vantagens

Escolher um guarda-roupa sob medida ou planejado traz diversas vantagens aos moradores. Confira abaixo uma lista com as principais que vão te fazer escolher este estilo de móvel.

  • Este tipo de móvel faz o melhor aproveitamento de espaço;
  • Um guarda-roupa planejado garante mais organização no quarto;
  • Você faz o móvel conforme o seu gosto e necessidade;
  • Você terá uma peça única;
  • Você escolhe o acabamento conforme o seu gosto e bolso;
  • É um item que valoriza o imóvel em caso de venda ou locação;
  • Você terá um produto com uma vida útil muito maior que os modelos comprados prontos;
  • Uma empresa de qualidade oferece garantia caso você tenha problemas ou necessite de manutenção.

Desvantagem

Como tudo tem o lado bom e ruim, listamos aqui alguns fatores que podem ser considerados desvantagem no caso de um guarda-roupa sob medida ou planejado:

  • Por ser um móvel feito a partir de encomenda, ele costuma ser mais caro que os modelos prontos;
  • Necessita de mão de obra especializada, ou seja, você não pode contratar qualquer empresa do mercado ou o prejuízo será grande;
  • Ele é fixo no ambiente e uma vez instalado não pode ser retirado, então o investimento é exclusivo para quem é proprietário do imóvel e pretende morar por bastante tempo no mesmo lugar;
  • Ainda por ser fixo e não possibilitar muitas mudanças, a decoração do ambiente vai precisar sempre combinar com o modelo de guarda-roupa escolhido;
  • Se você optar por este modelo de móvel planejado, precisará ter paciência, pois primeiro é necessário planejar, depois escolher os materiais e acabamento, aguardar a empresa confeccionar e depois marcar a data de instalação, que, dependendo do tamanho, pode não acontecer no mesmo dia.

Optar por um guarda-roupa sob medida ou planejado é um investimento para qualquer imóvel. Além de ter total aproveitamento do espaço e revestimento a sua escolha, você vai contar com um móvel de qualidade e com longa durabilidade. Mas ao fazer esta escolha, lembre-se de que o investimento é maior e opte por um modelo que vai suprir suas necessidades por bastante tempo, já que ele não pode ser retirado do local ou sofrer grandes alterações.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade