Mesa de madeira, vidro ou granito. Vantagens e desvantagens

Qual material é mais indicado para uma mesa de casa: madeira, vidro ou granito. Quais as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais quando usados para este fim

A minha avó já dizia que toda casa tem que ter uma mesa.

O tempo passou os hábitos mudaram, mudaram os modelos e os materiais.

Como faz falta uma mesa num lar.

Tamanhos e formatos

O primeiro passo antes da escolha é selecionar o local onde a mesa irá ficar e medir o espaço disponível, levando-se em conta os espaços para a movimentação das cadeiras e pessoas ao redor dela e a proximidade com a cozinha ou sala (se for decorativa).

Se a casa for pequena, ela pode ficar na copa ou cozinha, a mesa pode ser redonda ou quadrada. A mesa quadrada pode se juntar a outra, 2 mesas quadradas também pode ser a opção. Para uma família grande é mais conveniente retangulares.

Vidro

Deixa o ambiente mais leve e sofisticado, oferecendo beleza e requinte. São produzidas com vidro temperado, muito resistente e quando quebrado ele não forma cacos e estilhados pontiagudos. Podem ser utilizadas em salas de jantar, salas de estar, cozinhas, salas de reunião, recepções, escritórios, etc. Podem ter a sua estrutura de suporte feita com vários materiais: ferro, madeira, aço inox, etc.

Madeira

Podem ser personalizadas. Com diferentes acabamentos, existem em diversos tamanhos e cores e estilos de decoração. Dão um pouco de formalidade ao ambiente, sendo que as brancas deixam o ambiente mais leve.

Carecem de uma atenção maior na parte de manutenção e limpeza. Você pode passar um verniz de poliuretano ou colocar um vidro temperado sobre a sua superfície.

Algumas pode ser pesadas e difícil de mover, outras podem ser desmontadas e reduzidas a um tamanho menor ou aumentadas de acordo a quantidade de pessoas para a refeição, economizando seu espaço diário. Esta opção é muito boa para que tem pouco espaço e recebe sempre muita gente para almoços, jantares. As partes ” extras ” da mesa ficam guardadas em baixo da própria mesa.

Granito

Da a sensação de luxo e elegância, é mais resistente que o mármore. Você pode encontrar mesas em diversos formatos e designers. As suas cores são vivas e brilhantes. Podem vir sobre armações, como as de vidro, mais populares, ou em peças brutas inteiriças montáveis, são mais caras, muito luxuosas, de difícil locomoção.

Na sua conservação deve-se passar um passar selador anualmente em sua superfície uma vez por ano. Ajuda a manter a impermeabilidade do granito, aumentando a sua durabilidade.

O fator preço influencia pouco na compra destas mesas porque os preços são muito semelhantes e existe muita variedade no mercado. Claro que os modelos mais sofisticados e de melhor qualidade são mais caros, mas se equivalem dentro de suas categorias.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade