Dicas e informações sobre casa e construção

Mesas e cadeiras de plástico ou madeira?

Como escolher um tipo de mesas e cadeiras para comprar e quais os materiais são mais indicados, os de plástico ou madeira? Veja em nosso artigo uma comparação.

Plástico

De maneira geral as cadeiras e mesas de plástico eram mais apropriadas para serem usadas nas partes exteriores da casa, como varandas quintais, são mais leves, de fácil transporte e manutenção. Hoje, com as novas técnicas de tratamento, cores e designers, os materiais de plástico trazem uma sensação de sofisticação e elegância ao ambiente interno das casas. E elas estão sendo usadas cada vez mais no interior das casas.

No comércio também e o seu uso suplantou as antigas mesas e cadeiras de metal. Claro que o preço mais em conta e a fácil manutenção impulsionaram este consumo, mais pela praticidade. Porém são menos resistentes. Se ficarem por longos períodos expostas no tempo tendem a se ressecar e quebrar.

Se eu fosse montar algum comércio sem dúvida eu usaria este tipo de mesas e cadeiras. Elas são muito práticas para manusear, limpar e de fácil reposição.

Madeira

As mesas e cadeiras de madeira são mais usadas em ambientes fechados, aconchegantes, podem ser rústicos e nobres. Elas também podem durar muitos anos, se forem bem cuidadas, disso não há dúvida alguma. São mais pesadas e precisam de uma manutenção mais detalhada. Podem ser feitas de imbuia, pinus, nogueira, carvalho, mogno, etc.

Já no comércio em geral, o seu uso praticamente acabou. Os novos bares, restaurantes, padarias, estão dando preferência cada vez mais às cadeiras e mesas de plástico. Porém encontramos muitos bares, restaurantes ou padarias que usam mesas de madeiras personalizadas, e elas chegam a ser uma característica peculiar destes locais oferecendo luxo e elegância.

Além do mais, elas podem ser peças decorativas de grande beleza e valor, principalmente se forem talhadas à mão, como antigamente. Devemos lembrar, também, das práticas mesas desmontáveis, muito úteis para que tem pouco espaço em casa e que está sempre recebendo convidados para almoços ou jantares ou que as usam para seus filhos estudarem.

Mesmo com toda a tecnologia, beleza e praticidade das cadeiras e mesas de plástico, não restam dúvidas que na maioria dos casos as mesas e cadeiras de madeiras são bem superiores. A natureza que me desculpe, podemos usar tecnologias incríveis nos materiais de madeira tornando eles impermeáveis, brilhantes do jeito que queremos. É só ir à luta. Temos as mesas e cadeiras com resina epóxi, dobráveis, recicladas de paletes, com entalhes, etc. Sempre lembrando do replantio das árvores, que é fundamental para o nosso planeta.

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade