Móveis de cozinhas: Gabinete, ilha, torre, paneleiros e mais

Veja os diversos tipos de móveis de cozinha, como o gabinete, torre, paneleiro, armários modulares e planejados, ilha e nichos. Veja imagens e exemplos para você tirar ideias.

A cozinha é sem dúvida a parte da casa onde usamos mais ou pelo menos deveria ser. Fogão, pia, geladeira, fornos, armários e outros objetos demandam muito acesso, quem seja para preparar e consumir alimentos, organizar, limpar e outros. Existem com isso diversos tipos de móveis que podem ser usados na cozinha e que auxilia nas tarefas cotidianas. Vejamos alguns exemplos:

Cozinhas modulares

Móveis modulares são aqueles quem vem prontos com vários módulos e que são juntados um ao outro formando os armários, gabinetes e assim a mobília da cozinha como um todo. Eles podem ser de aço ou madeira, sendo este último mais usados atualmente.

Exemplos de cozinhas modulares

Cozinhas planejadas

Existem casos em que os móveis modulares não são uma opção, seja porque as opções de tamanhos não correspondem ao espaço disponível ou mesmo pelo fato de não combinar com a decoração ou acabamento. Nesses casos fazer o planejamento dos móveis é uma boa opção, pois assim você poderá aproveitar cada espaço da cozinha, bem como criar os modelos que além de oferecer praticidade, poderá ainda aliar à própria decoração da cozinha.

Exemplos de cozinhas planejadas

Gabinete de pia

Há casos em que a pessoa só precisa de um gabinete, é o que acontece com cozinhas pequenas onde a pia fica em baixo da janela, impossibilitando a colocação de outros armários. Existem modelos de aço e madeira, com medidas que variam muito, indo até a 2 metros de largura.

Exemplos de gabinetes de pia

Armários de cozinha

Os armários de cozinha podem ser modulares ou planejados, como já explicado acima. Você encontra em tamanhos que vão de 30 cm a 1,30 cm ou até mais, tanto em madeira como aço. Os modelos também são os mais diversos e no caso de ser planejado você ainda tem a vantagem de poder definir o modelo que desejar.

Exemplos de armários de cozinha

Paneleiros

Um paneleiro nada mais é do que um armário ou balcão com um espaço maior interno, geralmente ele não tem divisão nenhuma na parte interna, o que possibilita a guarda de peças grandes como panela de pressão, panelão e outros itens de cozinha que exigem muito espaço.

Exemplos de paneleiros

Torre de cozinha

Uma torre de cozinha é um tipo de armário diferenciado, geralmente bem grande no sentido vertical, daí o nome torre, que é usado para colocar forno elétrico, microondas e outros objetos grandes. São muito úteis e geralmente fazem parte do um projeto de móveis para cozinha.

Veja aqui exemplos de torres para cozinha

Ilha de cozinha

A mais nova invenção em termos de móveis e objetos para cozinha é a ilha. Primeiro é preciso considerar que a colocação de uma ilha deve ser considerada na construção da casa, já que ela fica no meio da cozinha e não encostada na parede como é tradição dos demais móveis. A ilha pode ter fogão e pia, com isso o encanamento do gás, bem como a parte hidráulica e de esgoto precisa entrar por debaixo do piso, logo a recomendação de se fazer isto na construção da casa.

Exemplos de ilhas

Nichos de cozinha

Os nichos são muito comuns em escritórios, quartos e até banheiros, mas também podem ser usados na cozinha, sejam eles isolados ou colocados lado a lado para simular uma espécie de armários. Tudo dependerá do gosto e necessidade de cada um.

Exemplos de nichos de cozinha.



 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade