Sofá branco, preto, bege ou em cores? Qual é melhor

Que dúvida na hora de comprar o sofá novo! São muitos fatores a serem considerados na hora de trocar o nosso sofá velho por um novo. Veja quais cores escolher.

Para muita gente já começa com o exercício do desapego daquele que foi “o primeiro sofá”, ou “o primeiro que eu comprei”, ou “presente de alguém muito especial”. Mas a maioria nem liga, por que comprar um novo, renovar, é mais prazeroso.

Depois vem a questão do custo, do quanto se pode investir na nova aquisição. E no custo está envolvido o tamanho, o número de lugares, a marca, o tipo de material usado na confecção, o frete de entrega, ufa!

Isso por que ainda nem falamos naquele fator que torna a escolha mais difícil, a cor! Afinal, Sofá branco, preto, bege ou em cores? Qual é melhor?

Cores escuras

Se você tiver em casa crianças, marido desastrado (ou você mesma é desastrada), animais de estimação ou ainda mora perto da praia ou em alguma região que tenha muita poeira, nunca compre sofás brancos ou beges. Dê sempre preferência para cores mais escuras ou estampados. As cores claras mancham com muita facilidade e dependendo do material você não vai conseguir limpar. O sofá logo perde aquele aspecto de novo e fica encardido. Dependendo do material pode até se desgastar com mais rapidez, já que vai sempre ser escovado ou limpo com algum produto químico.

Por outro lado sofás com tecidos muito escuro, como os da cor preta, também não facilitam não. A sujeira aparece, principalmente a poeira, e ainda deixam o ambiente pesado e entristecido. Não contribuem para uma sala harmoniosa e equilibrada. São uma escolha de cunho muito pessoal e dificilmente agradam a todos.

Sofás coloridos

Já os sofás com estampas e coloridos são os melhores para esconder manchas. São os mais fáceis de manter e disfarçar a sujeira. Mas embora existam estampas maravilhosas, como as inspiradas na arte de Romero Britto, a tendência é se tornarem cansativas visualmente falando. É preciso uma sala muito “clean” para abrigar um sofá do gênero sem deixar o ambiente poluído.

Agora, se você simplesmente se apaixonou por aquele modelo que sempre sonhou e que acha perfeito para a sua casa, ou por que vai se sentir uma diva do cinema quando sentada nele, compre! Mesmo que seja branco, bege, preto ou ultra mega colorido. Você merece! Trabalhou, ganhou seu dinheiro e tem o direito de escolher o que quiser.

Por isso, lá vão algumas dicas que não vai deixar você se arrepender depois da sua compra:

Faça um forro para o seu sofá:

Não fica caro e compensa a longo prazo. Escolha um tecido resistente e de preferência mais escuro, lavável, e faça um forro completo para o seu sofá. Ele vai ficar protegido contra possíveis acidentes ou as investidas do seu gato (que insiste em usá-lo como afiador de unhas). Quando você for dar uma festa, receber visitas, ou mesmo nos dias de faxina em que você queira ver a sua sala linda e arrumada, você tira o forro (e aproveita para lavá-lo!).

Manta colorida

Outra opção para quem quer o sofá escuro (preto) é cobrir com uma manta colorida ou lisa, de cores vibrantes, bem bonita. Assim vai animar o ambiente e você pode ter várias diferentes para poder variar sempre que quiser. Quando a estampa for colorida, pode usar uma manta lisa, na cor que combine ou neutra. Fica muito bom, protege o sofá e você não fica tão preocupada com incidentes. Essas mantas são muito fáceis de encontrar em qualquer loja que venda produtos nordestinos ou mesmo em lojas de cortinas e roupas de cama, mesa e banho.

Almofadas

Almofadas também são uma solução muito versátil para equilibrar o sofá com o ambiente. Podem deixar um sofá monocromático mais divertido ou amenizar um multicolorido. Além de proporcionar um conforto extra para quem usa.

Impermeabilizante

Outra dica importante é pesquisar no mercado próximo de onde você mora ou mesmo na internet, um produto impermeabilizante para passar no seu sofá. São várias marcas como Scotch Gad, Spartagard, Ultralub, Ecotextil, entre outras, com preços bem variados. A vantagem é que torna os tecidos laváveis e menos absorventes, evitando manchas indesejáveis. E se for jeitosa (o) pode aplicar você mesma, já que a maioria dos produtos vem na forma de spray facilitando a aplicação. É uma solução um pouco mais cara que o forro, mas que dá longevidade ao seu sofá.

O negócio é ser feliz!

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade